O que é Prótese Flexível?

1) O que é prótese flexível?


A prótese flexível ou prótese flex é um tipo de prótese removível, que tem como diferencial o seu modo de confecção em laboratório. É feita com um material de alta resistência, leve e com memória elástica (materiais com memória elástica são aqueles que, após sofrer uma deformação, tendem a retomar sua forma original), além de serem livres de metal.




2) A prótese flexível ou prótese flex é realmente flexível?


Muitas pessoas chamam, de forma equivocada, a prótese flexível de prótese de silicone. Na verdade, o material utilizado na confecção da prótese flexível é o mesmo utilizado na confecção das próteses removíveis convencionais, porém, com algumas modificações químicas que lhe confere um certo grau de flexibilidade. Entretanto, a prótese flexível não é maleável, não possui aspecto emborrachado e não possui facilidade de torção. Por essas características, seria mais correto afirmar que a prótese flexível é, na verdade, "semi-flexível" ou "semi-rígida".




3) Quais as vantagens de uma prótese flexível?


Estética: Os dispositivos de retenção da prótese parcial removível flexível são translúcidos ou da cor da gengiva, tornando-se pouco perceptíveis (na prótese parcial removível convencional esses dispositivos são confeccionados em metal).


Resistência: O material utilizado na sua confecção possui maior resistência em relação ao acrílico, oferecendo baixo índice de fraturas.


Maior conforto: Devido à alta resistência do material utilizado na confecção da prótese flex, sua espessura pode ser menor, deixando, consequentemente, a prótese dentária mais leve e mais confortável. Além disso, por não possuir metal na sua composição costuma gerar menos problemas alérgicos.


Funcionais: A maior flexibilidade em relação à prótese removível convencional ajuda a preservar melhor os dentes pilares (dentes que servem de suporte e fixação da prótese parcial removível), já que diminui as forças neles exercidas.




4) Prótese flexível pode quebrar?


A prótese flexível é mais resistente à fraturas por quedas em relação à prótese removível convencional. Contudo, ela pode sim quebrar em casos específicos. Em condições adequadas de confecção laboratorial e uso correto por parte do usuário, a prótese flex oferece boa resistência e segurança.




5) Como higienizar uma prótese flex?


A higienização de uma prótese flexível é simples. Consiste, basicamente, em limpar a prótese dentária após cada refeição utilizando uma escova de dente e detergente neutro. Além disso, à noite, antes de dormir, ela deve permanecer em um recipiente com água e hipoclorito de sódio para uma devida descontaminação.




6) A prótese flexível requer algum passo específico para sua instalação?


A instalação de uma prótese removível flex é feita da mesma maneira que a prótese removível convencional, não necessitando de etapas específicas como, por exemplo, aquecimento da mesma para a adaptação na boca.





Esperamos ter ajudado a esclarecer algumas das suas principais dúvidas. Para conferir mais dicas valiosas sobre próteses dentárias, você pode clicar aqui.

 

Grande abraço da nossa EQUIPE!

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.

YOKOTA Odontologia