top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Alimentos e a saúde bucal


Você já ouviu falar que “a saúde começa pela boca”?


O consumo de determinados alimentos é importante não apenas para fornecer nutrientes que contribuem para o bem-estar geral, mas, também, para auxiliar na própria saúde da mucosa bucal e dos dentes. Confira, a seguir, como alguns alimentos ajudam a manter a saúde da sua boca:


1- Limão e abacaxi: estimulam a produção de saliva, que, por sua vez, age controlando as bactérias (ação bacteriostática e bactericida). Porém, deve-se ter cuidado com exageros no consumo, pois esses alimentos ácidos podem ter efeito negativo de descalcificar os dentes;


2- Pera, maçã, cenoura e laranja: são considerados alimentos “limpantes”, pois ajudam a eliminar resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos aos dentes, graças à sua consistência endurecida, que promove limpeza por meio do atrito. Ainda, mastigar esses alimentos estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva que, como dito anteriormente, é considerada um protetor natural da boca;


3- Cereais integrais: ajudam a melhorar o equilíbrio entre as bactérias da boca;


4- Xilitol: é um edulcorante (adoçante) considerado uma excelente alternativa ao açúcar refinado, pois não aumenta o risco de cárie (as bactérias envolvidas na doença cárie não se alimentam de xilitol)


5- Água: é elemento básico para todas as reações do nosso organismo, e atua na prevenção de mucosite (inflamação da mucosa da boca).


6- Camomila: auxilia na melhoria de inflamações da mucosa bucal, como estomatites e aftas.


7- Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas do Pará e de caju, pistache, avelã e macadâmia): aumentam a saciedade e diminuem a vontade de consumir alimentos ricos em amido (com farinha branca), que aumentam o risco de cárie.


8- Acerola e caju: contêm quantidades significativas de vitamina C, que ajuda na proteção contra o surgimento de feridas na boca, como aftas e rachaduras no lábio.


Sabendo agora da importância da escolha dos alimentos para manutenção da saúde bucal, não se esqueça de realizar sempre uma boa higienização da sua boca após cada refeição e comparecer a consultas periódicas com o seu dentista.



Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page