• Yokota Odontologia

Como manter uma boa saúde bucal gastando menos?


Será que é mesmo necessário gastar muito tempo e dinheiro para ter uma boca saudável?


A resposta é NÃO! Existem maneiras relativamente simples para se ter uma boa saúde bucal gastando menos tempo e dinheiro do que se imagina, e a grande dica para isso é investir na #prevenção.


O adiamento de consultas ao dentista é algo comum. Seja por ausência de dor ou incômodos, seja por falta de tempo ou ainda por receio ou #medo_de_dentista, esse comportamento é um dos principais motivos que fazem com que sua saúde bucal seja colocada em risco.


Sabemos que a ausência de dores ou incômodos não necessariamente indica ausência de problemas, pois as doenças bucais mais comuns como cárie, gengivite e periodontite começam com estágios "silenciosos". A demora na identificação de possíveis problemas bucais em estágios iniciais pode causar o agravamento deles e, como consequência, o tratamento necessário para correr atrás do prejuízo acaba ficando maior, com um número maior de procedimentos, muitas vezes mais complexos, demorados e com maior custo.


Sendo assim, ao investir em #prevenção, você evitará o surgimento de problemas, manterá o resultado de tratamentos anteriores por mais tempo e, consequentemente, terá uma boa saúde bucal com menor custo financeiro e com procedimentos odontológicos mais rápidos.


A #prevenção na odontologia envolve, dentre outras coisas, uma boa #higiene bucal, com técnicas corretas de escovação e uso de fio dental, alimentação equilibrada com baixa ingestão de açúcares e consultas preventivas periódicas com o dentista. Esta última é fundamental para acompanhar sua evolução na higienização, avaliar as condições de todas as suas estruturas bucais, realizar limpezas periódicas, #manutenção_dos_resultados dos procedimentos já executados em tratamentos anteriores e identificação de novos problemas ainda em seus estágios iniciais, quando os tratamentos requeridos são mais simples, rápidos e menos custosos.


Não deixe de visitar o dentista regularmente! Com certeza, aliando uma boa higiene diária com visitas regulares ao dentista, você terá menos chances de ter necessidade de tratamentos maiores, mais complexos e de maior custo, e poderá usufruir de uma boca saudável que lhe permitirá sorrir sem receios e se alimentar com prazer!


Se você gostou dessas informações e as considera úteis, clique nos seguintes links destacados para compartilhá-las com quem você se importa pelo WhatsApp ou pelo Facebook.



Grande abraço de nossa EQUIPE!

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.