top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

O que é tártaro?


Muito se ouve falar que o tártaro nos dentes é um grande vilão, pois prejudica a aparência do seu sorriso, seu hálito e sua saúde. Mas, afinal, o que é tártaro? Ainda mais importante: como remover tártaro dos dentes e como evitar que você tenha tártaro?


Afinal, o que é tártaro? Quais as consequências de ter tártaro nos dentes?


Tártaro dental também é chamado de cálculo dental. Ele é uma calcificação da placa bacteriana que ficou por muito tempo sem ser removida na superfície dos dentes, próteses ou implantes.


A placa bacteriana é uma mistura de restos alimentares e bactérias que, no início de sua formação, é uma película amolecida. Conforme o tempo passa sem que a placa bacteriana seja removida por escovação eficiente e uso de fio dental, a ação da saliva favorece a calcificação dessa placa e, assim, ela fica endurecida, passando a se chamar tártaro ou cálculo dental.


Embora pareça ser algo "petrificado" e inerte, o tártaro é, na verdade, um sistema vivo que cresce ao longo do tempo. Por ser uma estrutura porosa, o próprio tártaro permite maior acúmulo de restos alimentares e bactérias ao longo do tempo, o que significa que, se não removido, ele favorece o seu próprio crescimento.


Diferentes tipos de bactérias se desenvolvem no ambiente tomado pelo tártaro com liberação de muitas toxinas que provocam sangramento gengival, perda de suporte dentário (amolecimento dos dentes) e lesões de cárie dental.


Além de contribuir com doenças gengivais e lesões de cárie dental, o tártaro ou cálculo dental interfere negativamente na aparência do sorriso, uma vez que pode ser visível com coloração mais escurecida ou amarelada e, ainda, ter variações de coloração conforme a ingestão de corantes durante a alimentação.


Ainda, um dos efeitos mais conhecidos da presença do tártaro nos dentes é o mau hálito, o que gera muito constrangimento para o convívio social.




A remoção de tártaro deve ser realizada o mais imediatamente possível para evitar doenças gengivais, desenvolvimento de cárie, prejuízo da aparência e mau hálito, conforme mencionado anteriormente.



Como prevenir o tártaro nos dentes?


Agora que você já sabe que o tártaro nos dentes se forma quando a placa bacteriana não é removida de forma adequada, pode entender que duas coisas são fundamentais para evitar a formação do cálculo dental:




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.





Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

bottom of page