top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Quando tirar o dente siso?


Você deve estar se perguntado: "o que acontece se não tirar o siso?" Afinal, como saber quando fazer a extração de siso e, até mesmo, se todo mundo deve arrancar dente do siso? Ainda: "o que o siso pode causar" e, quando é preciso extrair o dente, qual dentista que tira dente do siso? Fique tranquilo, vamos responder aqui às suas dúvidas!


Os dentes do siso são os últimos a erupcionar, isto é, a aparecer na boca. Esses dentes, muitas vezes, começam a se formar em posição que dificulta seu aparecimento total na boca, e acabam ficando totalmente ou parcialmente recobertos por osso e/ou por gengiva, caso em que são chamados de sisos impactados ou sisos inclusos (quando estão totalmente recobertos e não têm nenhuma parte aparecendo na boca) e sisos semi-inclusos (quando aparecem parcialmente na boca, envoltos por gengiva). Em uma parcela considerável da população, também, os dentes do siso nem sequer chegam a se formar, de modo que um ou mais dentes do siso podem realmente não existir na boca, nem mesmo dentro do osso ou gengiva.


Quando há dentes sisos presentes, estejam eles totalmente erupcionados, ou, ainda , inclusos/impactados ou semi-inclusos, cabe ao dentista avaliar se esses dentes estão relacionados a danos já instalados ou se existe a possibilidade de provocarem danos futuros.


Em situações que o dente do siso está totalmente erupcionado (aparecendo na boca); participando da mastigação; não há sinais/sintomas de infecções, inflamações, lesões de cáries, doença gengival, mau cheiro; não há dificuldade de higienização nem favorecimento para acúmulo de restos de comida, sujeira e bactérias em torno do próprio dente do siso nem de seu dente vizinho, o dente do siso costuma ser mantido e não causar problemas, isto é, não é indicada a extração do siso.


Por outro lado, existem condições em que a presença do siso favorece o desenvolvimento de problemas bucais e, neste caso, deve-se pensar na cirurgia de extração de dente siso.


Principais indicações para a extração de siso


As indicações para extração de siso objetivam solucionar problemas bucais já instalados ou prevenir outros que possam surgir futuramente, como você pode conferir a seguir:



  • Siso semi-incluso ou incluso recoberto apenas por gengiva: quando o dente do siso fica parcialmente ou totalmente recoberto apenas por gengiva. Nesses casos, a gengiva que recobre o dente adquire um formato "elevado", que permite o acúmulo de alimentos na região, podendo levar à formação de lesões de cárie e problemas gengivais no dente vizinho (gengivite ou periodontite). A extração do dente do siso, neste caso, também previne o desenvolvimento de uma inflamação na gengiva em torno do próprio dente do siso chamada pericoronarite, que se manifesta por inflamações recorrentes (que ocorrem repetidas vezes) com dor, mau cheiro e dificuldade de abertura da boca (trismo);


  • Quando o dente do siso está totalmente envolvido por osso (siso incluso ou impactado) e, ao mesmo tempo, dentro do osso, está muito próximo à raiz do dente vizinho, o que eleva o risco de danos a esse dente vizinho. Assim, a extração do dente do siso objetiva prevenir a perda do dente vizinho por danos à sua raiz;


  • Quando é constatado, após exames específicos e medições de tamanhos de dentes e ossos, que não há espaço suficiente na boca para manter os dentes permanentes alinhados. Nestas situações, existe a indicação de extração do siso por motivos ortodônticos (isto é, para permitir o alinhamento dos dentes).


Qualquer indicação de extração dentária deve ser feita levando em conta os benefícios que serão trazidos com o procedimento e quais os riscos envolvidos. Isso é feito pelo dentista por meio de exames detalhados, conversas, análise da saúde bucal e geral de cada pessoa.


Quando existe a indicação de realizar extração dentária, seguir à risca todas as recomendações da equipe odontológica tornam tanto o procedimento de extração quanto o período pós-operatório mais rápidos e confortáveis.



Por fim, o dentista que realiza extração de dente do siso é da área Clínica Geral ou um Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Faciais. Escolher um profissional experiente, bem-formado e que instrua você sobre todos os cuidados é fundamental para que você se sinta confiante e confortável durante a cirurgia e no período pós-operatório.


Clique no link abaixo para ser atendido pelo nosso time de especialistas:




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page