• Yokota Odontologia

Tudo o que você queria saber sobre dente do siso

Em nosso cotidiano no consultório, percebemos que boa parte dos pacientes que nos procuram possuem muitas dúvidas sobre as diversas áreas da odontologia e seus variados tratamentos. Dentre essas dúvidas, o famoso dente do siso é uma constante e, por esse motivo, decidimos fazer este post para tentar ajudar você a entender um pouco mais sobre o assunto.

O que é dente do siso?

Dente do siso é o nome dado aos terceiros molares. São os últimos dentes a surgirem na boca e ficam localizados no final das arcadas dentárias superior e inferior. Por nascerem em idade mais avançada (entre os 16 e 22 anos de idade aproximadamente), também são conhecidos como “dente do juízo”.

Quantos são os dentes do siso? Onde ficam os dentes do siso?

Normalmente cada pessoa possui 4 dentes do siso, 2 na região superior e 2 na região inferior, sendo o último dente em cada lado da boca.

É realmente necessário tirar o dente do siso?

Apesar de ser uma ideia muito difundida, a extração dos dentes do siso não é uma obrigatoriedade. Muitas pessoas podem viver normalmente com esses dentes, sem problema algum. O que acontece é que, muitas vezes, os dentes do siso não encontram espaço suficiente na boca para nascer de forma adequada, causando situações desagradáveis que acabam por indicar a sua remoção.

O que significa dente do siso incluso?

Quando o dente do siso não encontra espaço adequado na boca para nascer, pode ficar numa posição inclinada, dentro do osso ou fora do osso mas sem romper a gengiva. Neste caso dizemos que o dente está incluso (siso incluso). Não é raro, nesses casos, verificar o dente do siso perto do nervo mandibular.

O que significa dente do siso impactado?

Dizemos que o dente do siso está impactado quando encontra-se “deitado” ou inclinado em relação aos demais dentes e pressionando o dente vizinho.

O que significa dente do siso semi-incluso?

O dente do siso está semi-incluso quando já rompeu a gengiva mas, por não possuir espaço suficiente na boca, não consegue nascer completamente.

Quando há a necessidade de extrair o dente do siso?

A principal indicação para a extração do dente do siso ocorre quando ele está semi-incluso ou impactado. Quando impactado, existe a indicação de remoção quando é constatado que o dente do siso está pressionando o dente vizinho, já que essa condição pode causar prejuízos ao dente pressionado como, por exemplo, reabsorção de sua raiz.

Nos casos em que está semi-incluso, a extração do dente do siso tem sua indicação pois, na maioria das vezes, a gengiva recobre parte do dente, dificultando sua higienização. Essa condição facilita o acúmulo de restos alimentares e de bactéria na região, gerando inflamações gengivais, dor e mau hálito. A dificuldade de higienização nesses casos também pode favorecer o surgimento de cárie no dente do siso e no dente vizinho a ele.

Uma outra indicação seria por motivos ortodônticos, quando não há espaço para a correta movimentação dos dentes com os aparelhos.

O que fazer quando o dente do siso dói? O que fazer para aliviar a dor no dente do siso?

A expressão “siso inflamado” é muito comum para descrever a dor no dente do siso. De fato, em muitos casos, a dor vem de um processo inflamatório na gengiva ao redor do dente, conhecido como pericoronarite. A auto medicação é desaconselhada pois isso pode acabar mascarando os sintomas e dificultando o correto diagnóstico e tratamento. A medida correta é procurar seu dentista o mais rápido possível para tratar não apenas os sintomas, mas a causa da inflamação.

Quantos dentes do siso podem ser extraídos de uma vez?

Isso vai depender da situação de cada indivíduo. Cada caso deve ser avaliado de forma individual pelo profissional para que o procedimento seja feito da forma mais confortável possível para o paciente. Não há regras fixas e, teoricamente, pode-se realizar a remoção dos 4 dentes do siso em uma única cirurgia. Entretanto, a extração por etapas costuma trazer mais tranquilidade e conforto no pós operatório.