YOKOTA & XAVIER Odontologia

Prótese Dentária: o que é prótese dentária, quais os tipos de prótese e qual a melhor?

Atualizado: 8 de nov de 2022

Se você tem dentes perdidos e deseja substituí-los ou pretende melhorar a aparência do seu sorriso, saiba que a Odontologia moderna oferece as mais variadas possibilidades de solução desses problemas. Uma das mais utilizadas são as Próteses Dentárias, que são grandes aliadas para melhorar muito a qualidade de vida de quem deseja voltar a sorrir e mastigar.

As próteses dentárias são dispositivos usados como dentes artificiais, com objetivo de substituir um ou mais dentes perdidos e/ou danificados ou melhorar o formato, cor e tamanho de dentes naturais. As próteses dentárias têm como principais benefícios a melhora da mastigação, da fala e da aparência do sorriso e da face como um todo.

Existem diferentes tipos de prótese dentária (relacionados ao longo deste artigo). Cada tipo de prótese tem suas vantagens e todas elas cumprem a sua função quando bem indicadas por um profissional dentista experiente. Para indicar a melhor prótese dentária para você, o dentista deve não apenas fazer um exame bem criterioso das condições da sua boca, mas, também, deve se dedicar a conhecer bem quais as características exclusivas que você tem, quais os seus gostos pessoais, seus desejos e receios - o conhecimento desses detalhes sobre você é decisivo para que os resultados sejam os melhores possíveis.
 

Existem diferentes tipos de prótese dentária e a escolha é feita pelo profissional dentista após criterioso exame das suas condições bucais e conhecimento de mais detalhes sobre sua personalidade. Basicamente, existem três tipos de prótese dentária, listados a seguir:

Prótese fixa, como o próprio nome sugere, é a prótese dentária feita para não ser removida da boca pelo usuário. Ela é confeccionada de modo a ficar permanentemente fixada e, para tanto, são utilizados cimentos odontológicos especiais. As próteses dentárias que utilizam esses cimentos só podem ser removidas pelo dentista, com o auxílio de brocas e outros instrumentais específicos. São exemplos de prótese dentária fixa: coroas unitárias (como dentes de porcelana), coroas múltiplas unidas (ponte fixa), facetas de porcelana.

Prótese móvel é a prótese dentária feita para que possa ser removida da boca sempre que o usuário desejar. Existem dois tipos de prótese dentária removível: A prótese total, popularmente conhecida como dentadura e a prótese parcial removível.

Atualmente, a prótese parcial removível pode ser confeccionada de duas maneiras:

* Prótese removível convencional: com estrutura metálica e resina acrílica rígida - é a prótese parcial removível convencional, cujos dispositivos de fixação são confeccionados em metal. A estrutura metálica oferece maior resistência à prótese mas, em contrapartida, perdem um pouco no resultado estético.

* Prótese flexível ou flex: sem estrutura metálica e com resina modificada - conhecidas como prótese flexível ou prótese flex (também chamadas, equivocadamente de prótese dentária de silicone) não possuem metal na sua composição. Os dispositivos de fixação são confeccionados com a própria resina modificada, na cor da gengiva, o que confere a ela um resultado estético maior quando comparada à prótese parcial removível convencional.

A prótese sobre implante é a prótese dentária que utiliza o implante dentário (dispositivo instalado cirurgicamente que serve com raiz artificial) como forma de fixação na boca do usuário.

Existem, basicamente, 4 tipos de prótese sobre implante:

* coroa unitária sobre implante - trata-se de um único dente artificial que é instalado de forma fixa sobre o implante dentário.

* coroas múltiplas unidas - semelhante à "ponte fixa" convencional (fixadas sobre dentes); tem como diferencial o fato de ser fixada sobre implantes dentários.

* prótese protocolo (protocolo de implantes) - é uma prótese dentária semelhante à prótese total ou dentadura (ou seja, repõe todos os dentes de uma arcada), mas não é removível da boca do usuário, ficando fixa sobre implantes dentários. Justamente por ser fixa sobre implantes, a prótese protocolo superior não necessita de palato ("céu da boca"), enquanto que a prótese total ou dentadura superior convencional precisa recobrir o céu da boca para obter apoio.

* overdenture - é uma prótese total convencional ou dentadura, que tem como diferencial a forma de fixação na boca. A overdenture continua sendo uma prótese móvel, porém, sua fixação é bem mais forte em relação à prótese total convencional ou dentadura, pois se vale de dispositivos que se prendem a implantes dentários. Existem dois tipos de dispositivo para sua fixação: modelo barra-clip, onde a barra é instalada sobre os implantes dentários e o clip, instalado na prótese. Neste caso, a prótese é "clipada" na barra, oferecendo maior fixação da prótese na boca do usuário. Um segundo modelo é o chamado oring, onde é instalado um encaixe macho nos implantes dentários e encaixes fêmea na prótese. Dessa forma, a prótese é "abotoada" ficando com uma maior fixação.

Se você deseja se livrar de vez da vergonha de sorrir, melhorar muito sua mastigação e transformar a sua vida, clique no link abaixo para ser atendido pela nossa equipe:

Agendar por WhatsApp 11 94800-7313

- Saiba tudo sobre Próteses Dentárias

- Tudo sobre Implantes Dentários

- Quem somos nós

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.

YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743
 
CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743
 
Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP