O QUE É PRÓTESE FLEXÍVEL?

Saiba tudo sobre prótese flexível, também chamada de prótese flex ou prótese dentária de silicone:

A prótese flexível ou prótese flex (conhecida popularmente como prótese dentária de silicone) é um tipo de prótese dentária removível livre de metal. Isto significa que ela não tem base ou grampos metálicos e, por isto, costuma ser mais estética e confortável que a prótese removível convencional. A prótese dentária flex é feita com um material resinoso de alta resistência, porém, mais leve e mais flexível que o material resinoso que compõe as próteses removíveis tradicionais, o que também contribui para aumentar o conforto quando comparada a estas.

A) Estética: Os grampos de retenção da prótese flex são translúcidos ou da cor da gengiva, tornando-se pouco perceptíveis (na prótese removível convencional, os grampos são confeccionados em metal).

 

B) Maior conforto: Devido à alta resistência do material da prótese flexível, sua espessura pode ser menor, deixando-a, assim, mais leve e mais confortável. Além disso, por não possuir metal na sua composição, a prótese flex costuma gerar menos problemas alérgicos.
 

C) Funcionais: A maior flexibilidade em relação à prótese dentaria removível convencional ajuda a preservar melhor os dentes naturais de suporte, já que diminui as forças neles exercidas ao encaixar ou retirar a prótese e ao mastigar.

A higienização de uma prótese flexível é simples. Consiste, basicamente, em limpar a prótese flex após cada refeição utilizando uma escova de dente e detergente neutro. Além disso, à noite, antes de dormir, ela deve permanecer em um recipiente com água e hipoclorito de sódio para uma devida descontaminação. Para aprender mais detalhadamente como higienizar sua prótese móvel, consulte nosso passo-a-passo clicando aqui.

A instalação de uma prótese flex é feita da mesma maneira que a prótese removível convencional, não necessitando de etapas específicas.