YOKOTA & XAVIER Odontologia

Qual o significado de siso? Dente siso pode nascer aos 30 anos?

Atualizado: 20 de dez de 2023

Neste artigo, você vai saber tudo sobre o que é siso; onde fica o dente do siso; o que é dente do siso incluso; o que significa siso semi-incluso; o que é siso impactado ou siso deitado; se é normal o siso demorar a nascer; qual a idade em que o siso nasce e se o dente siso pode nascer aos 30 anos; quais são as indicações para extração de siso (quando tem que tirar o siso ou quando fazer cirurgia para arrancar o siso); e, finalmente, qual o dentista que extrai siso. Confira a seguir:

Significado de siso

Primeiramente, vamos esclarecer o que é siso e onde fica o dente do siso. Imagine uma linha a partir do centro do rosto em direção ao fundo da boca, indo para as orelhas. Os dentes se dispõem em grupos na sequência que segue a direção dessa linha do centro do rosto para as orelhas: incisivos, canino, pré-molares e molares.

Onde nasce o dente do siso?

O termo siso significa o dente terceiro molar, que é o último dente do grupo dos molares, que é o dente que fica mais ao fundo da boca em cada lado.

Quantos dentes do siso temos?

Uma pessoa que tem todos os dentes sisos presentes possui, então, 04 sisos: um siso no fundo do lado direito e outro siso no fundo do lado esquerdo, tanto na arcada de cima quanto na arcada de baixo.

Dente siso pode nascer aos 30 anos? Dente do siso nasce com que idade?

Os sisos são os últimos dentes permanentes a erupcionarem, isto é, os dentes do siso são os últimos dentes a aparecerem na boca.

A idade em que o dente siso nasce costuma ser entre os 16 e 25 anos. Existem casos, porém, em que o siso demora mais para nascer, como pessoas cujo dente siso pode nascer aos 30 anos de idade ou idades mais próximas. Justamente por nascer em idades mais avançadas, o dente do siso é também conhecido como "dente do juízo". Então, a resposta é sim, o dente siso pode nascer aos 30 anos.

Todo mundo tem dente siso?

Existem observações de que os dentes sisos tendem a desaparecer nas futuras gerações. De fato, em uma parcela considerável da população, um ou mais dentes do siso não chegam sequer a se formar, de modo que realmente não existem na boca, nem mesmo "escondidos" ou "deitados" dentro do osso ou gengiva.

Quando um ou mais sisos não aparecem na boca, a confirmação da existência ou não de dentes do siso ocorre quando o dentista realiza exames clínicos e os complementa com exames de imagem, tais como como radiografias ou tomografia computadorizada, que auxiliam a confirmar se há ou não dentes dentro do osso ou gengiva.

Siso incluso

O dente do siso incluso é o siso que existe na boca, porém, não erupciona, isto é, não chega a ficar visível na boca por permanecer totalmente recoberto por osso e/ou gengiva. A existência do dente do siso, nestes casos, é observada com auxílio de exames de imagem, como radiografia ou tomografia computadorizada, que permitem identificar o dente siso dentro do osso/gengiva.

O dente do siso está semi incluso quando ele aparece apenas parcialmente na boca, isto é: não erupciona totalmente, ficando com apenas uma parte visível acima do nível da gengiva, enquanto que o restante do dente continua recoberto por osso e/ou gengiva.

O dente do siso é chamado de siso impactado ou siso deitado quando encontra-se incluso, isto é, totalmente encoberto por osso/gengiva e, ao mesmo tempo, “deitado” ou inclinado em relação aos demais dentes.

A extração dos dentes do siso é indicada somente casos bem específicos. Muitas pessoas podem viver normalmente com todos os sisos, sem apresentar nenhum problema. Por outro lado, existem casos em que a extração do siso é indicada para prevenir ou para tratar doenças já instaladas por conta de sua posição, especialmente nos casos de sisos semi inclusos ou sisos impactados, como vamos explicar a seguir.

É sempre necessário fazer exames cuidadosos e entender se o siso está em posição que permite higienização adequada, que não favorece acúmulo de alimentos nem tende a danificar o dente vizinho ou atrapalhar o alinhamento dos dentes por uso de aparelhos ortodônticos, entre demais detalhes que permitem ao dentista indicar a manutenção ou a extração de um ou mais dentes do siso.

As principais indicações de cirurgia para extração de siso costumam ser:

  • Siso semi-incluso: quando o dente siso aparece na boca apenas parcialmente, em grande parte das vezes, a gengiva que fica em torno dele e o recobre dificulta sua higienização e facilita muito o acúmulo de restos alimentares e de bactérias em torno do siso. O acúmulo de alimentos e bactérias causa inflamações na região (casos de "siso inflamado" e casos de pericoronarite, por exemplo), com sintomas dolorosos, mau hálito e possibilidade de desenvolver lesão de cárie e doenças gengivais na região do siso e seu dente vizinho.

  • Falta de espaço para alinhamento dos dentes: uma indicação bastante recorrente de extração de siso é feita quando é constatado que haverá ganho de espaço para a correta movimentação dos outros dentes com uso aparelhos ortodônticos.

O dentista que extrai siso é o Clínico Geral ou o Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (conhecido como "dentista bucomaxilo").

Escolher um profissional bem qualificado e bem atencioso é requisito fundamental para que você se sinta tranquilo e confortável durante e após a cirurgia de extração do siso. É muito importante que ele conheça você muito bem, preste atenção às suas necessidades e receios e que lhe dê o devido suporte no período pós-operatório.

Seguir todas as recomendações do dentista para o período pós-operatório promove uma recuperação cirúrgica mais rápida e tranquila, e permite que logo você retorne às atividades normais.

Clique no link abaixo para ser atendido pelo nosso time de especialistas:

Agendar por WhatsApp 11 94800-7313

- Tudo sobre Extração de Siso

- Tudo sobre Cirurgia Dentária e Extração de Dente

- Quem somos nós

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.

YOKOTA & XAVIER Odontologia
 
CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743
 
Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP