top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Esclarecimentos sobre nossos atendimentos durante e pós-pandemia


Como é de conhecimento público, a pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou diversos setores da sociedade a fazer quarentena, implicando a descontinuidade de prestação de diversos tipos de serviços. Isso não foi diferente com os prestadores de serviços odontológicos.


Pelas características da profissão, que envolve riscos de contaminação de funcionários e pacientes por saliva, este é um momento que exige bastante responsabilidade e cautela.


Para proteger pacientes e profissionais, os órgãos regulamentadores Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio de sua Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 e sua atualização de 08-05-2020), bem como o CFO (Conselho Federal de Odontologia, atualizado em 02-06-2020) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), recomendaram aos dentistas que eles suspendam os atendimentos rotineiros (chamados eletivos) e que apenas realizem procedimentos de urgência e emergência, que são os que não podem ser adiados de nenhuma forma, no intuito de minimizar os riscos de contaminação. O CROSP, inclusive, com bastante propriedade, destacou que constitui infração ética do profissional dentista expor pacientes a riscos biológicos desnecessários.