top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Devo parar de comer doces para evitar cáries?


É de conhecimento popular que o consumo de doces está associado ao desenvolvimento de lesões de #cárie nos dentes, mas você sabe por que existe essa associação e como evitar que surjam lesões de cárie nos dentes?


Para entender a relação dos açúcares com a #cárie, é preciso entender que, muito mais do que apenas “buracos nos dentes”, a cárie é uma doença de causa multifatorial que se manifesta em diferentes estágios, e as cavidades, que são as lesões visíveis a olho nu, são os sinais do estágio mais avançado da doença.


Para existir lesões de #cárie, é necessário que haja a existência simultânea de quatro fatores na boca: bactérias bem específicas como da espécie Streptococcus mutans; tecidos dentários calcificados naturais (como esmalte ou dentina), açúcares; e tempo. Assim, dizer que a #cárie é uma doença multifatorial significa que, sem um desses fatores presentes, não ocorre a formação das lesões. Explicamos a seguir.


Dentre vários micro-organismos que podem estar envolvidos no processo, a bactéria Streptococcus mutans é um tipo transmissível que está presente na boca de muitas pessoas e é reconhecido como o principal agente biológico atuante na doença cárie. Quando existem açúcares no meio oral, ela se alimenta deles e libera para o ambiente um ácido que é capaz de descalcificar o esmalte e dentina dos dentes naturais. Inicialm