• Yokota Odontologia

Dentes e aparência da face: descubra como se dá essa relação


Você pode nunca ter pensando sobre isso, mas a saúde dos dentes e a aparência facial estão diretamente relacionadas!

Uma das principais preocupações com respeito ao sorriso está ligada à estética. Problemas como dente quebrado, manchado ou ausente impactam diretamente na aparência facial como um todo, de forma que uma das principais consequências quando esses problemas ocorrem é que a pessoa é percebida como tendo mais idade do que realmente tem.

Com relação aos dentes quebrados ou manchados, é mais fácil entender como eles remetem à ideia de envelhecimento. A perda de dentes, por sua vez, leva a mudanças nas posições dos outros dentes das arcadas, com alterações na mordida e na estrutura de ossos e músculos da face, promovendo um aspecto mais envelhecido. Quando são perdidos dentes da frente, existe uma redução gradual do volume dos lábios, provocando um aspecto de “boca murcha”. Já a falta dos dentes do fundo faz com que a altura do rosto seja reduzida, com projeção do queixo para frente e para cima, com mais sobra de pele no queixo e na lateral da face.

Felizmente, a Odontologia dispõe, atualmente, de vários recursos de tratamento, a exemplo das próteses dentárias, aparelhos ortodônticos, clareamento dentário e restaurações em resina, dentre outros, para eliminar ou minimizar a influência negativa dos problemas bucais sobre a aparência facial.

Além dos recursos para tratar problemas já instalados, a cultura da prevenção permite às pessoas manter sempre um sorriso harmônico!

Se você gostou dessas informações e as considera úteis, clique nos seguintes links destacados para compartilhá-las com quem você se importa pelo WhatsApp ou pelo Facebook.

Grande abraço de nossa equipe!

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.