top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Fio Dental: Saiba porque você não pode ficar sem ele!


Sempre que falamos em cuidados para manter uma boa saúde bucal, a primeira coisa que nos vem à mente é escovar os dentes, correto? Sem dúvidas o hábito de escovar os dentes é muito importante para um sorriso bonito e saudável. Entretanto, a escovação, por si só, não é capaz de fazer a higienização completa dos seus dentes e manter a sua saúde bucal em dia.


Para que você mantenha sua saúde bucal em dia é fundamental o uso do fio dental. Para se ter uma real ideia da importância do fio dental na higienização, sem ele você deixa de limpar cerca de 30% das superfícies dos seus dentes, que não são alcançadas pelas cerdas da escova dental.


Negligenciar o uso do fio dental na higienização bucal diária, fazendo uso apenas da escova de dentes significa, portanto, deixar sua boca sempre com resíduos alimentares. Esses resíduos sofrem a ação de bactérias presentes na cavidade oral provocando o surgimento de cáries e inflamações gengivais.


Uma pesquisa realizada pelo Datafolha em 2016, a pedido do Conselho Federal de Odontologia, mostrou que apenas 57% dos brasileiros utilizam o fio dental, sendo que destes, apenas 30% usam mais de uma vez ao dia.


O resultado dessa pesquisa mostra que boa parte da população ainda não tem a devida clareza e orientação sobre a real impacto do uso do fio dental na saúde bucal.


Isso também é muito evidente no dia-a-dia da nossa clínica. Muitos pacientes têm dúvidas sobre esse importante instrumento de higienização. Por isso, resolvemos responder aqui os principais questionamentos.


O que é melhor? Fio dental ou fita dental?

Tanto o fio dental como a fita dental são eficientes para a limpeza dos dentes, desde que sejam utilizados da maneira correta. A diferença entre eles está, basicamente, na largura do produto. A fita dental é mais larga, tendo uma maior superfície de contato com o dente. Neste caso, o que vai determinar a escolha entre um e outro é a preferência pessoal, adaptação ao uso ou recomendações profissionais.


Qual a maneira correta de usar o fio dental?

A maneira correta de se usar o fio dental consiste em introduzir o fio dental, de maneira cuidadosa, no espaço interdental (entre os dentes) até a sua introdução no sulco gengival (região de contato entre a borda da gengiva e a superfície lateral do dente). Em seguida deve-se “abraçar” o dente com o fio dental esfregando-o ao longo de toda a superfície lateral do dente fazendo com que o atrito promova uma remoção mecânica da placa bacteriana.


Tive uma dieta líquida. Mesmo assim é necessário o uso do fio dental?

Ao contrário do que se pensa, o fio dental não serve somente para remover fragmentos de alimentos presos entre os dentes. Ele também é responsável por remover a placa bacteriana, que se forma mesmo sem o consumo de alimentos sólidos.


O fio dental deve ser usado antes ou depois de escovar os dentes?

Ao utilizar o fio dental, é muito comum que fragmentos alimentares sejam removidos dos espaços entre os dentes, ficando na boca em contato com outras superfícies dos dentes. Sendo assim, o correto é a utilização do fio dental antes da escovação.


Quem tem prótese dentária precisa usar o fio dental?

Para pessoas que possuem próteses fixas, ou seja, aquelas que não permitem a sua retirada para a higienização, o fio dental é sim necessário. Entretanto, no caso de próteses fixas que possuem dentes unidos, é preciso utilizar acessórios específicos como o passador de fio, que é basicamente uma agulha plástica que possibilita a passagem do fio dental por baixo dos dentes suspensos e as escovas interdentais.


Os irrigadores dentais (jatos de água com alta pressão) podem substituir o fio dental?

Os irrigadores são úteis para a remoção de restos alimentares entre os dentes. Também são muito utilizados como auxiliares na limpeza de próteses sobre implantes. Entretanto, o uso dos irrigadores serve com complemento da higienização e não substitui o uso da escova e do fio dental.


Como vimos, o uso do fio dental é fundamental na manutenção da sua saúde bucal. Entender a real importância dele ajudará você a criar o hábito de utiliza-lo diariamente diminuindo, dessa forma, as chances de desenvolvimento de problemas bucais como cáries e inflamações gengivais.




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

O segredo de uma boa higienização bucal

Nós acompanhamos histórias de incontáveis pessoas que nos procuram com problemas bucais avançados para tratar. Muitas delas chegam sem acreditar mais que é possível prevenir doenças e acham que, por e

bottom of page