• YOKOTA & XAVIER Odontologia

O que é Implante Dentário? Saiba tudo sobre implantes dentários: onde fazer, como é feito, quem faz


Os implantes dentários são um tratamento odontológico muito seguro quando bem indicados e bem planejados pelo dentista especialista (Dentista Especialista em Implantodontia, popularmente chamado de "Especialista em Implantes Dentários"). Há muitos anos, os implantes dentários são utilizados para repor dentes perdidos e conhecidos como a forma mais confortável e mais eficiente de devolver a mastigação e a confiança para sorrir de quem perdeu um ou mais dentes. São muitos os casos de verdadeira transformação e de melhora significativa da qualidade de vida de quem passou por esse tratamento.


Com muitos casos de sucesso e a popularização dos tratamentos com implantes dentários, muitas são as propagandas sobre o tratamento, as promessas de tempo de realização, bem como as promessas de resultado. Mas não se engane: nem tudo o que se ouve como propaganda ou promessa sobre implantes dentários é verdade ou serve para todo mundo, e você deve estar atento para essas questões.


O que é Implante Dentário? Como é feito implante dentário?


Como é o implante de um dente: o implante dentário é um dispositivo odontológico que substitui a raiz de um dente perdido. O tratamento com implante dentário é feito na clínica odontológica pelo especialista em implante dentário (Impantodontista) por meio de uma cirurgia em que o implante é instalado dentro do osso da maxila ou mandíbula. Isto significa que o implante dentário não aparece na boca após sua instalação.


Após o período em que o implante "gruda" no osso (osseointegração), isto é, depois que o implante dentário ficar bem firme no osso, é que é instalada a prótese definitiva sobre o implante, e é essa prótese sobre implante que fará o papel do(s) dente(s) na mastigação e no sorriso, pois é ela quem aparece na boca sobre o implante.


Quanto tempo leva para fazer um implante de um dente?


Muito se ouve falar nos "implantes imediatos", nas promessas de "colocar implantes em um dia e sair sorrindo no outro ou na semana seguinte", mas saiba que o tempo de tratamento com implantes varia caso a caso e é impossível prometer tempo ou resultados sem que sejam feitos exames cuidadosos da sua saúde, sua condição bucal e um planejamento criterioso exclusivamente para seu caso. Especialmente no caso de implantes dentários, alguns detalhes devem ser estudados sobre você antes de planejar o tratamento e prever o tempo e resultados e, até mesmo, para saber se você pode passar por tratamento com implantes ou se outra alternativa deve ser indicada para você.


Implante Dentário é para todo mundo?


Ao contrário do que se pensa, infelizmente, nem todas as pessoas que perderam algum dente podem ser submetidas a um tratamento com implantes dentários. Lembre-se que, logo acima, explicamos que o implante é um dispositivo instalado dentro do osso da maxila ou da mandíbula para substituir a raiz de um ou mais dentes perdidos e que é a prótese sobre o implante que vai fazer o papel dos dentes artificiais na mastigação e no sorriso depois que os implantes estiverem firmes dentro do osso. Por isto, o osso na região onde será instalado o implante deve ter qualidade e volume/quantidade específicas para firmar os implantes e receber forças mastigatórias.


Uma das maiores limitações para tratamento com implante dentário está justamente no volume/quantidade e na qualidade do osso onde o implante dentário deve ser instalado. Essas características do osso devem ser analisadas muito bem por um dentista especialista experiente antes de planejar o tratamento com implante dentário para aumentar as chances de sucesso do seu tratamento.


Quanto maior for o tempo passado desde houve a perda do dente natural, maiores serão as chances da região desse dente ausente ter perdido a sua qualidade e/ou volume ósseo. Isto ocorre porque, ao perder o dente natural, as células ósseas da região deixam de receber estímulos que vinham da mastigação e o seu corpo entende que não há mais a necessidade de manter o mesmo volume de osso na região, iniciando-se, assim, o processo de reabsorção óssea, isto é, de perda de osso e alteração da sua qualidade no local onde o dente foi perdido.


Existem casos em que a falta de volume ósseo no local a ser instalado o implante dentário pode ser compensada através de reposição óssea com auxílio de enxertos ósseos. Esses enxertos ósseos podem ser de diferentes tipos, e o objetivo deles é estimular suas células ósseas a produzirem mais osso no local.

Atualmente, os enxertos ósseos possuem alta taxa de sucesso quando bem indicados e bem executados, sendo uma ótima opção no auxílio de tratamento com os implantes dentários. Porém, em situações de perdas ósseas graves, onde quase não há mais osso natural na região do dente perdido, a necessidade de grande quantidade de reposição de osso pode tornar o tratamento com implantes dentários inviável, pois as chances de sucesso diminuem, mesmo com a utilização de enxertos ósseos.


Além da limitação da quantidade/volume ósseo, é importante que o dentista especialista dedique-se a fazer alguns exames para analisar a necessidade de tratamentos médicos para melhorar a qualidade do seu osso antes da instalação do enxerto ou dos implantes. Isto significa que entender como está sua atividade óssea e como estão suas vitaminas, por exemplo, por meio de exames de sangue, é fundamental para que você inicie o tratamento após o preparo correto que você necessita. Isto significa que, a depender da sua condição óssea, o especialista que faz implantes dentários pode solicitar que, antes de qualquer procedimento de enxerto ou instalação dos implantes, você faça tratamento com um médico especialista para regular sua atividade óssea e, assim, aumentar a qualidade do seu osso.


Entendemos anteriormente que, quem vai fazer o papel dos dentes na mastigação e sorriso é a prótese sobre o implante, e é fundamental que ela fique bem posicionada. Sendo assim, além de levar em conta a quantidade e qualidade do seu osso na região a ser instalado o implante, o dentista especialista deve ser muito preciso e atencioso às suas características individuais para planejar a inserção e distribuição dos implantes de tal forma que a prótese fique muito bem posicionada ao final de todo o tratamento para que o resultado seja o melhor possível para você no funcionamento e na estética: isto significa que os implantes devem ser instalados em quantidade, posição, inclinação específicas pensando em como ficará o seu sorriso e a sua mastigação.

Implantes dentários: qual o melhor implante?


A parte mais importante de um tratamento com implantes é o cuidadoso planejamento pelo profissional especialista. Um implante instalado de qualquer maneira, em qualquer lugar, pode fazer com que, mesmo que ele fique bem firme no osso, futuramente, a prótese instalada sobre o implante não fique bem posicionada e você não possa mastigar ou sorrir da forma correta.


Existem inúmeros tipos de implantes: nacionais, importados, de diversos formatos, tamanhos, além de diferentes tipos de prótese sobre implante. Fique tranquilo a respeito disto: o tipo de implante e de prótese melhor para você vai depender das suas características ósseas, do tamanho da região a ser reabilitada, de qual tipo funcionará melhor para sua rotina do dia a dia (para facilitar higiene e manutenção, por exemplo). O que é o mais fundamental de tudo é que você seja examinado por um dentista especialista que possa conhecer você muito bem e levantar todos os detalhes que só você tem para elaborar um bom planejamento, exclusivo para você.


Por isso, mais importante que escolher marcas e formas de implantes ou tipos de próteses sobre implantes, ou, ainda, dar atenção a promessas milagrosas que, muitas vezes, não fazem parte da solução do seu problema específico, a escolha de um bom profissional, que tenha a devida atenção na análise das suas características únicas e no planejamento do seu tratamento é a chave para o sucesso, além de seguir à risca todas as orientações passadas por ele.


Caso você já tenha perdido um dente, agendar atendimento com o dentista o mais rapidamente possível é crucial para que você não perca mas volume ou qualidade óssea devido ao tempo decorrido desde a perda dentária.


Clique no link abaixo para ser examinado pelo nosso time de especialistas:


Agendar por WhatsApp 11 94800-7313


- Tudo sobre Implantes Dentários

- Tudo sobre Próteses Dentárias

- Quem somos nós


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743 Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP