• Yokota Odontologia

O que é prótese sobre implante?

Você provavelmente já ouviu falar muito sobre próteses dentárias, e também pôde entender que existem muitos tipos delas: fixa, removível, total ou dentadura, para citar apenas alguns exemplos.


Muito se sabe que as próteses são boas alternativas para substituir dentes ausentes e melhorar a fala, mastigação e aparência como um todo.


Ultimamente, têm recebido destaque, também como ótimas alternativas para substituir dentes perdidos, os implantes dentários, e o termo “prótese sobre implante” tem sido ouvido com maior frequência. Mas o que são próteses sobre implantes?


Para explicar o que são próteses sobre implantes, precisamos, primeiramente, descrever como são as próteses sobre dentes e as próteses totais ou dentaduras.


Os dentes naturais têm duas partes principais: a coroa, que fica exposta na boca, visível aos olhos e que participa diretamente da mastigação, da fala e da estética, e a raiz, que é uma parte que fica dentro da gengiva, invisível na boca, que faz o suporte do dente para que ele exerça suas funções. As próteses sobre dentes são aquelas que se apoiam sobre estruturas de dentes naturais que existem na boca, sejam elas da coroa ou da raiz desses dentes.


As próteses totais ou as famosas dentaduras são aquelas utilizadas quando não existe nenhum dente natural na arcada, e seu apoio é feito diretamente sobre a gengiva (mucosa) e osso subjacente.


Os implantes dentários são parafusos, mais comumente de titânio (um tipo de metal), que fazem o papel de raízes de dentes ausentes, de forma que esses parafusos ficam dentro da gengiva/osso e não ficam expostos na boca, isto é, não ficam visíveis nem participam da estética ou fala diretamente.


Enquanto próteses sobre dentes são aquelas apoiadas em dentes naturais presentes na boca e as dentaduras são suportadas pela gengiva/osso, as próteses sobre implantes são aquelas apoiadas nestes parafusos. Neste caso, o implante ou parafuso faz o papel de raiz do dente ausente e a prótese apoiada sobre um ou mais implantes é quem faz o papel da coroa do dente, que fica exposta na boca, isto é, fica visível, e participa diretamente da estética, mastigação e fala.


Portanto, quando uma pessoa realiza tratamento com implante dentário, certamente, ela também passa pela fase chamada “protética”, que corresponde à colocação de uma prótese apoiada sobre o implante para que ela possa, de fato, mastigar, falar e sorrir.


Quando uma prótese é suportada por implantes, sua fixação costuma ser mais eficiente do que a fixação em dentes naturais ou do que suporte diretamente na gengiva e osso, e o resultado é uma melhor recuperação da força mastigatória e da segurança para falar.


O tamanho e o material da prótese, o número de implantes que a suportam e o tipo de fixação dela ao implante (por exemplo, se cimentada ou parafusada) varia conforme o caso específico de cada pessoa. Quando o quadro se trata de apenas um dente ausente, pode ser possível fazer a reabilitação com um único implante suportando uma coroa protética; em casos de mais dentes perdidos, a reabilitação pode contar com variado número de implantes distribuídos para suportar uma prótese de maior extensão, como é o caso dos chamados protocolos de implantes.


Em qualquer situação, o que mais conta para o sucesso do tratamento com prótese sobre implantes é um criterioso planejamento por um profissional especialista em Implantodontia (Implantodontista) muito bem formado e experiente. Ao fazer o planejamento, este profissional deve dedicar seu tempo e máxima atenção a informações de exames detalhados e aos desejos e limitações do paciente. Desta forma, o profissional pode colocar na boca do paciente implantes em número e posição corretos para que possa ser confeccionada, posteriormente, uma prótese personalizada, exclusiva, que seja capaz de devolver a segurança para falar, sorrir e mastigar.

Se você gostou dessas informações e as considera úteis, clique nos seguintes links destacados para compartilhá-las com quem você se importa pelo WhatsApp ou pelo Facebook.


Clique para:

- conhecer nossa EQUIPE

- conferir os COMENTÁRIOS DOS CLIENTES

- saber quais são os TRATAMENTOS OFERECIDOS

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.