top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Prótese Dentária: o que é prótese dentária, quais os tipos de prótese e qual a melhor?

Se você tem dentes perdidos e deseja substituí-los ou pretende melhorar a aparência do seu sorriso, saiba que a Odontologia moderna oferece as mais variadas possibilidades de solução desses problemas. Uma das mais utilizadas são as Próteses Dentárias, que são grandes aliadas para melhorar muito a qualidade de vida de quem deseja voltar a sorrir e mastigar.




Existem diferentes tipos de prótese dentária (relacionados ao longo deste artigo). Cada tipo de prótese tem suas vantagens e todas elas cumprem a sua função quando bem indicadas por um profissional dentista experiente. Para indicar a melhor prótese dentária para você, o dentista deve não apenas fazer um exame bem criterioso das condições da sua boca, mas, também, deve se dedicar a conhecer bem quais as características exclusivas que você tem, quais os seus gostos pessoais, seus desejos e receios - o conhecimento desses detalhes sobre você é decisivo para que os resultados sejam os melhores possíveis.


Existem diferentes tipos de prótese dentária e a escolha é feita pelo profissional dentista após criterioso exame das suas condições bucais e conhecimento de mais detalhes sobre sua personalidade. Basicamente, existem três tipos de prótese dentária, listados a seguir:



Prótese fixa, como o próprio nome sugere, é a prótese dentária feita para não ser removida da boca pelo usuário. Ela é confeccionada de modo a ficar permanentemente fixada e, para tanto, são utilizados cimentos odontológicos especiais. As próteses dentárias que utilizam esses cimentos só podem ser removidas pelo dentista, com o auxílio de brocas e outros instrumentais específicos. São exemplos de prótese dentária fixa: coroas unitárias (como dentes de porcelana), coroas múltiplas unidas (ponte fixa), facetas de porcelana.




Atualmente, a prótese parcial removível pode ser confeccionada de duas maneiras:


* Prótese removível convencional: com estrutura metálica e resina acrílica rígida - é a prótese parcial removível convencional, cujos dispositivos de fixação são confeccionados em metal. A estrutura metálica oferece maior resistência à prótese mas, em contrapartida, perdem um pouco no resultado estético.


* Prótese flexível ou flex: sem estrutura metálica e com resina modificada - conhecidas como prótese flexível ou prótese flex (também chamadas, equivocadamente de prótese dentária de silicone) não possuem metal na sua composição. Os dispositivos de fixação são confeccionados com a própria resina modificada, na cor da gengiva, o que confere a ela um resultado estético maior quando comparada à prótese parcial removível convencional.



A prótese sobre implante é a prótese dentária que utiliza o implante dentário (dispositivo instalado cirurgicamente que serve com raiz artificial) como forma de fixação na boca do usuário.


Existem, basicamente, 4 tipos de prótese sobre implante:


* coroa unitária sobre implante - trata-se de um único dente artificial que é instalado de forma fixa sobre o implante dentário.


* coroas múltiplas unidas - semelhante à "ponte fixa" convencional (fixadas sobre dentes); tem como diferencial o fato de ser fixada sobre implantes dentários.


* prótese protocolo (protocolo de implantes) - é uma prótese dentária semelhante à prótese total ou dentadura (ou seja, repõe todos os dentes de uma arcada), mas não é removível da boca do usuário, ficando fixa sobre implantes dentários. Justamente por ser fixa sobre implantes, a prótese protocolo superior não necessita de palato ("céu da boca"), enquanto que a prótese total ou dentadura superior convencional precisa recobrir o céu da boca para obter apoio.


* overdenture - é uma prótese total convencional ou dentadura, que tem como diferencial a forma de fixação na boca. A overdenture continua sendo uma prótese móvel, porém, sua fixação é bem mais forte em relação à prótese total convencional ou dentadura, pois se vale de dispositivos que se prendem a implantes dentários. Existem dois tipos de dispositivo para sua fixação: modelo barra-clip, onde a barra é instalada sobre os implantes dentários e o clip, instalado na prótese. Neste caso, a prótese é "clipada" na barra, oferecendo maior fixação da prótese na boca do usuário. Um segundo modelo é o chamado oring, onde é instalado um encaixe macho nos implantes dentários e encaixes fêmea na prótese. Dessa forma, a prótese é "abotoada" ficando com uma maior fixação.


Se você deseja se livrar de vez da vergonha de sorrir, melhorar muito sua mastigação e transformar a sua vida, clique no link abaixo para ser atendido pela nossa equipe:




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page