top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Esclarecimentos sobre nossos atendimentos durante e pós-pandemia


Como é de conhecimento público, a pandemia causada pelo novo coronavírus obrigou diversos setores da sociedade a fazer quarentena, implicando a descontinuidade de prestação de diversos tipos de serviços. Isso não foi diferente com os prestadores de serviços odontológicos.


Pelas características da profissão, que envolve riscos de contaminação de funcionários e pacientes por saliva, este é um momento que exige bastante responsabilidade e cautela.


Para proteger pacientes e profissionais, os órgãos regulamentadores Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio de sua Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 e sua atualização de 08-05-2020), bem como o CFO (Conselho Federal de Odontologia, atualizado em 02-06-2020) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), recomendaram aos dentistas que eles suspendam os atendimentos rotineiros (chamados eletivos) e que apenas realizem procedimentos de urgência e emergência, que são os que não podem ser adiados de nenhuma forma, no intuito de minimizar os riscos de contaminação. O CROSP, inclusive, com bastante propriedade, destacou que constitui infração ética do profissional dentista expor pacientes a riscos biológicos desnecessários.


Sempre temos esperança nos bons rumos da sociedade, e torcemos para que as melhores práticas sejam implementadas por todos os profissionais graças ao bom senso e real compromisso com a saúde, sem que seja necessário lembrar de punições para seguir o que a Ciência determina. Todos necessitamos, mais do que nunca, considerar que a nossa vida e a de todas as pessoas que nos cercam é o bem mais valioso e que é a única coisa que não se pode recuperar depois de perdida. O sentimento de valor à vida deve guiar todos a fazer o que é certo independentemente do medo de punições ou de haver ou não fiscais presentes em nossas portas


Desde a abertura de nosso consultório pela primeira vez, nunca abrimos mão de seguir à risca as determinações de artigos científicos e dos órgãos regulamentadores, tendo em mente que ganhos financeiros são consequência de um trabalho bem feito ao longo do tempo. Como exemplo dessas práticas, nossas rotinas de limpeza e esterilização de materiais sempre obedeceram aos protocolos mais rígidos preconizados pela Anvisa até o momento, como: lavagem dos materiais utilizados com detergentes especiais para a remoção de matéria orgânica; manutenções preventivas de autoclave (equipamento utilizado para esterilização dos instrumentais odontológicos); realização de testes biológicos semanais com a autoclave (que atestam a efetividade de nossos ciclos de esterilização, garantindo que todos os materiais estejam realmente isentos de qualquer micro-organismo causador de doenças); utilização de embalagens próprias e exclusivas para acondicionamento e esterilização dos instrumentais (todas com registro de datas de esterilização e validade do ciclo); uso de materiais descartáveis exclusivos para cada atendimento; desinfecção do ambiente de atendimento antes e após cada consulta.


Como já sabíamos que existem constantes oscilações do mercado e surpresas nem sempre agradáveis pelo caminho dos profissionais liberais (aqueles que não são assalariados), passamos longos anos fazendo cursos de gestão administrativa e financeira para que pudéssemos planejar nossas rotinas. Graças a esses estudos e planejamento, foi possível nos organizarmos de tal forma que o consultório possa ficar fechado por períodos relativamente longos sem colocar sua existência em risco. Isto nos permite, com bastante tranquilidade, estar focados em tomar decisões seguras e sólidas baseadas na Ciência e seguindo sempre as orientações dos órgãos regulamentadores para proteção das pessoas, de fato, colocando o cuidado com a saúde de todos os que nos cercam em primeiro lugar.


Com relação à data prevista para voltarmos às atividades, nossos atendimentos serão normalizados gradativamente a partir do momento em que houver, de fato, condições comprovadamente seguras para o desempenho de nossas funções e inexistência de objeções dos órgãos regulamentadores para o desempenho dos procedimentos rotineiros, e todos os nossos pacientes serão avisados quando for este momento e poderão ter a certeza de que estarão protegidos. Cada paciente que teve o tratamento suspenso passará por nova avaliação, para que possamos conduzir o tratamento a partir do fase mais indicada conforme suas particularidades exclusivas, e vamos trabalhar juntos para atingir os melhores resultados para cada caso. Novos pacientes terão a oportunidade de conhecer o consultório já com as mudanças de protocolos de atendimento, e será uma oportunidade incrível poder atender mais pessoas necessitadas de cuidados nessa nova fase.


Neste contexto de interrupção das nossas atividades presenciais normais, estamos em contato constante com nossos pacientes por videoconferências, mensagens de WhatsApp, ligações telefônicas e envio de materiais educativos no intuito de evitar que eles tenham novos problemas bucais enquanto não é possível realizar atendimentos pessoalmente. Além disso, estamos aproveitando bem o tempo para atualizar nossos conhecimentos com as publicações científicas mais recentes sobre a COVID-19, fazendo cursos online sobre novos processos de atendimento, novos protocolos de biossegurança, adquirindo novos dispositivos e equipamentos de proteção individual, para integrarmos as medidas mais eficazes para controle de riscos de infecção pela COVID-19 à nossa rotina de atendimentos já existente.


Apesar do anseio geral das pessoas pela volta à normalidade, nós da YOKOTA Odontologia temos muito o que agradecer aos nossos pacientes, que são as pessoas que já iniciaram tratamento conosco e estão sob nossos cuidados atualmente. Elas têm, de forma unânime, compreendido muito bem os motivos das interrupções dos serviços, colaborado enviando dúvidas, sugestões, feedbacks sobre nossos materiais educativos que têm recebido por WhatsApp e participado de videoconferências. Nosso agradecimento especial é direcionado a todos os que têm participado conosco das conversas por videochamadas para acompanharmos suas condições periodicamente: todas têm nos recebido muito bem, em clima sempre leve, descontraído e cordial, com conversas bastante produtivas. Também agradecemos àqueles pouquíssimos pacientes que já estavam sob nossos cuidados antes da pandemia e que precisaram passar pelos atendimentos presenciais de urgência neste período e seguiram à risca os novos protocolos de segurança já adotados dentro do consultório, sempre com bom humor e gentileza direcionados à nossa equipe. Nossos pacientes dão todo o sentido ao nosso esforço e nos fazem enxergar que as maiores recompensas são imateriais.


Até ser possível o retorno às atividades normais, quem ainda não é nosso paciente e desejar receber gratuitamente os mesmos materiais educativos com orientações de cuidados e higiene para evitar surgimento de novos problemas bucais durante o isolamento, pode nos solicitar pelo WhatsApp clicando aqui. Teremos muita honra em contribuir para que mais pessoas possam se cuidar e espalhar boas informações numa época difícil para todos.


Estamos passando por tempos complicados, mas, com união, responsabilidade e empenho de todos, conseguiremos, de uma forma geral, ser ainda melhores do que éramos antes dessa pandemia!


Clique para:

bottom of page