Design%20sem%20nome%20(9)_edited.jpg

​Na área de Endodontia, o dentista realiza o tratamento endodôntico, conhecido  popularmente, como tratamento de canal

 

O tratamento de canal é necessário toda vez que ocorre uma inflamação irreversível ou morte da polpa dentária (o "nervo do dente").

Dores espontâneas ou que não passam mesmo após  tomar medicação, inchaço e infecções podem ser resolvidos com agilidade e segurança.

 

Logo após o tratamento de canal, seu dente está preparado para receber um tratamento restaurador. Sua saúde é logo recuperada e você já poderá voltar a sorrir!

Saiba mais sobre tratamento de canal:

1) O que é tratamento de canal? Como é feito o tratamento de canal?


O tratamento de canal dentário é um procedimento realizado pelo dentista que acessa a parte mais interna do dente, onde fica a polpa dentária, conhecida popularmente como "nervo do dente". Para fazer o tratamento de canal, o dentista utiliza instrumentos especiais para remover a polpa que está danificada, limpar bem a cavidade onde ela fica e fechar o espaço logo em seguida. Logo após a conclusão do tratamento de canal, o dente pode ser reabilitado para voltar a mastigar.




3) Como saber se eu preciso de tratamento de canal?


Batidas muito fortes no dente, fraturas no dente, dores muito fortes, dor pulsátil, sensibilidade a temperaturas frias ou quentes, saída de pus do dente, surgimento de bolinhas de pus na gengiva (bolhas ou fístulas), inchaço na gengiva ou no rosto são alguns dos sinais/sintomas que indicam a necessidade de comparecer ao consultório do dentista para que ele realize exames e testes para verificar o estado do dente e observe como está a porção mais interna do dente por meio de testes e radiografias. Porém, é necessário destacar que nem sempre a necessidade de tratamento de canal é acompanhada de dor, fratura e saída de pus: existem casos em que a polpa já está necrosada dentro do dente sem a percepção de nenhum sintoma ou sinal pelo paciente, e esses casos destacam a importância da visita frequente ao dentista, pois o adiamento do tratamento de canal pode levar à perda dentária ou ao prejuízo de outras áreas do corpo por conta da ação das bactérias que se encontram dentro do dente.




2) Quando o tratamento de canal é necessário?


O tratamento de canal é indicado como uma alternativa segura e com grandes chances de sucesso para evitar que o dente seja perdido quando existe um dano irreversível na polpa dentária. O dano irreversível na polpa pode ser causado, por exemplo, por ação de bactérias (como ocorre em dente que tem lesão de cárie em estágio avançado) ou traumas (como fraturas do dente por batidas ou quedas).




4) Tratamento de canal dói?


Todo o procedimento de tratamento de canal é feito com anestesia local e são dadas orientações ao paciente para que o pós-operatório seja bastante tranquilo e a recuperação rápida. Isto significa que, comumente, o procedimento é indolor e, quando todas as recomendações de cuidados pós-operatórios dadas pelo dentista são seguidas, as atividades rotineiras podem ser executadas normalmente.




5) Qual é o dentista que faz tratamento de canal?


O dentista que faz tratamento de canal é o Endodontista. O profissional Endodontista ou Especialista em Endodontia, portanto, é o dentista que cuida da porção interna do dente, isto é, da polpa e dos canais. É muito importante buscar um profissional Endodontista bem qualificado, experiente, atencioso e com quem você se identifique para que você se sinta bem-cuidado e tenha o máximo de conforto durante todo o tratamento.