Dente com canal tratado pode ficar fraco?

Existem dúvidas sobre o dente com canal tratado em nossa rotina de atendimentos que deixam os pacientes mais ansiosos, tais como "dente com canal tratado pode ficar fraco?"; "dente com canal tratado pode quebrar?"; "tratamento de canal enfraquece o dente?". Como elas são muito comuns e interferem na tranquilidade de quem recebe a notícia da necessidade de passar por tratamento de canal, resolvemos esclarecê-las aqui para vocês.

O que significa tratamento de canal?

Tratamento endodôntico ou, simplesmente, “tratamento de canal”, consiste no tratamento da parte interna do dente, onde fica a polpa dentária, que é conhecida popularmente como “nervo do dente”. Apesar do medo gerado nos pacientes, o tratamento de canal é um procedimento seguro e feito, na maioria das vezes, como uma alternativa à extração dentária. Isto significa que, em grande parte das vezes, o objetivo do tratamento de canal é preservar o dente que sofreu grande destruição causada por cárie ou fratura, mas que que ainda possui raiz em condições de mantê-lo funcionando na boca.

Tratamento de canal deixa o dente fraco?

Bom, agora que você já entendeu o que é e para quê serve o tratamento de canal, vamos à resposta para a dúvida do início do texto.

Não há um consenso, dentro dos estudos já realizados sobre o tema, se o tratamento de canal, sozinho, é mesmo o responsável pela fragilidade do dente. O que todos concordam é que a perda de estrutura dentária causada pela fratura ou pela extensão da cárie existente no dente antes do tratamento de canal contribui de forma muito significante para o seu enfraquecimento. Isto significa que grande parte dos dentes com canal tratado tem maior tendência de se fraturar porque já acumulam danos consideráveis em sua estrutura desde antes do tratamento de canal.

Por que o dente quebra após o tratamento de canal?

A principal causa da fratura de dentes após tratamento de canal é relacionada a não reabilitar corretamente o dente logo após concluído o tratamento endodôntico. Após terminado o tratamento de canal, o dente deve ser restaurado de forma que ele seja bem reforçado conforme a quantidade de danos que ele sofreu desde antes de tratar o canal.

Outra causa frequente de fraturas de dentes com canal tratado é a falta de ajuste da mordida (chamamos de ajuste oclusal): o dente pode ficar “alto” após a sua restauração ou conforme mudam as forças incidentes sobre o dente ao longo do tempo de uso dessa restauração, o que pode levar a uma concentração de força na mastigação e, consequentemente à fratura do dente.

Resumindo: o tratamento de canal é um procedimento seguro, considerado uma alternativa conservadora à extração dentária. Não há um consenso se o tratamento, por si só, causa fragilidade no dente. A avaliação criteriosa das estruturas dentárias remanescentes e a reabilitação correta do dente após o tratamento de canal, além de um ajuste correto da mordida, são requisitos fundamentais para minimizar as chances de o dente quebrar após o tratamento de canal.

- Saiba mais sobre tratamento de canal

- Quem somos nós

- Nossos contatos

YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743 Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP