• YOKOTA & XAVIER Odontologia

Carvão clareia os dentes? Clareamento com carvão é mito ou verdade?

Carvão clareia os dentes, mito ou verdade? Vamos responder às principais dúvidas sobre clareamento com carvão:

  • O que o carvão faz nos dentes?

  • Por que carvão clareia os dentes?

  • Como usar o carvão para clarear os dentes?

  • Qual o melhor carvão para clareamento dental?

Essas são algumas das dúvidas mais comuns sobre a nova “moda” do mercado odontológico. É muito comum encontrarmos propagandas na internet e declarações de pessoas em redes sociais relatando resultados milagrosos em seus sorrisos com o uso de carvão ativado. Mas afinal, o carvão realmente está indicado para a utilização nos dentes? Ele, de fato, entrega os resultados prometidos?


Na busca de um sorriso mais bonito, com dentes brancos e brilhantes, as pessoas começam a aderir a receitas caseiras e fórmulas milagrosas que prometem resultados incríveis e em pouco tempo. Muito tentador, realmente. Mas infelizmente boa parte dessas receitas e fórmulas além de não entregarem o resultado prometido ainda possuem um grande potencial de causar danos irreversíveis aos dentes.


O carvão ativado é um deles.


Os produtos que possuem carvão ativado em sua composição são altamente abrasivos, ou seja, têm um poder maior de desgaste das superfícies. Por esse motivo, em alguns casos, ao removerem manchas superficiais impregnadas nos dentes, causam a sensação de clareamento.


Entretanto, não há estudos que comprovem ou que indiquem a eficácia do carvão ativado como método de clareamento dos dentes. Além disso, devido à sua ação altamente abrasiva, pode causar danos irreversíveis aos dentes como desgastes e porosidades no esmalte dentário, lesões gengivais, exposições de raiz e desenvolvimento de sensibilidade.


O processo de clareamento dos dentes ocorre através de reações químicas, onde são utilizados produtos específicos, devidamente formulados e com eficácia devidamente comprovada por estudos científicos.


Para ter um sorriso com dentes mais claros de forma saudável e segura é fundamental procurar um profissional qualificado. É ele que, através de uma avaliação detalhada, poderá verificar a melhor técnica e os melhores produtos para atingir os resultados que você deseja de forma eficiente e segura, sem causar danos aos seus dentes.


Lembre-se, não acredite em tudo que você vê na internet. Receitas caseiras e modismos podem causar grandes malefícios à sua saúde bucal. Procure sempre um profissional dentista de sua confiança e tenha a segurança de cuidar do seu sorriso da forma correta!



Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743 Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP


Posts Relacionados

Ver tudo