• YOKOTA & XAVIER Odontologia

Sorriso feio? Confira 5 Passos simples para evitar a vergonha de sorrir


Uma coisa podemos lhe dizer: se você acha que tem sorriso feio, dente feio ou dentes estragados, você não está sozinho quando sente vergonha de sorrir por causa dos dentes, nem mesmo se a sua vergonha dos dentes for tão grande que você chega ao ponto de dizer que também tem vergonha de ir ao dentista e mostrar os seus dentes para o profissional.


Em nosso dia a dia de acolhimento a muitas pessoas com os mais variados tipos de problemas que afetam a autoestima, as que acham que têm sorriso feio nos trazem relatos como "doutor, eu tenho vergonha de sorrir por causa dos meus dentes e demoro para buscar tratamento por isto"; "doutor, a minha vergonha dos meus dentes estragados é tanta que demorei muito para criar coragem de abrir a boca até para o senhor"; "doutor, quero me tratar, mas meus dentes estão tão horríveis que tenho vergonha até de ir ao dentista, e quanto mais eu demoro, piores eles ficam e sinto que isso nunca vai acabar".


Essas pessoas que têm nos procurado com vergonha de sorrir por causa dos dentes têm contado como foi ter vivido por tanto tempo com esse sentimento: uma longa e angustiante trajetória de evitar as situações, de dar desculpas a outras pessoas para se esconder e nunca poder estar à vontade em festas, ou ao comer em restaurantes, tirar fotos, falar em público e, até mesmo, de precisar pensar muitas vezes mais antes de iniciar um novo relacionamento por medo da aceitação do parceiro.

Quando se determinam a resolver o problema, essas pessoas cansadas da vergonha de sorrir têm um ponto em comum: depois da transformação que suas vidas recebem, elas concluem que deveriam ter solucionado o problema muito antes, para poderem ter vivido mais tempo com melhor qualidade.


Assim como elas, você também tem o direito de saber que existe solução para grande parte dos problemas bucais que afetam a aparência do sorriso e que há profissionais bem preparados e abertos para ouvir a sua história, entender o que você gostaria de trazer para sua vida e guiar você na sua transformação.


Para estimular você a iniciar sua mudança, a seguir, você vai conferir os passos simples para evitar a vergonha de sorrir e poder viver mais plenamente.


1 - Faça higiene bucal com técnica correta


Muitos problemas de aparência do sorriso são consequência de higiene bucal insatisfatória, que leva, por exemplo, ao surgimento de lesões de cárie, tártaro e gengivas inflamadas.


Você pode escovar os dentes muitas vezes por dia e, ainda assim, ter problemas como esses se não aplicar uma técnica de higiene bucal que seja capaz de remover corretamente a placa bacteriana após as refeições principais e antes de dormir. Para lhe auxiliar a iniciar uma higienização mais correta, confira as dicas de como escovar os dentes clicando aqui.



2 - Faça consultas periódicas com o dentista

Realizar consultas periódicas com o dentista, mesmo sem nenhum problema aparente, permite que sejam feitas manutenções para prolongar os resultados dos tratamentos já realizados e o empregar medidas preventivas, o que evita o surgimento de muitos dos principais problemas bucais que podem prejudicar a aparência do sorriso. Em média, recomenda-se que as consultas periódicas sejam feitas a cada 6 meses, porém, o espaçamento pode variar conforme as necessidades.



3 - Crie o hábito de observar as condições da sua boca regularmente durante a higienização

Atente-se ao aspecto dos seus dentes, da sua gengiva, língua e lábios frequentemente, e aproveite os momentos de higienização para fazer isso em frente ao espelho e com boa iluminação.


Isto vai ajudar você a notar o mais cedo possível alterações de cor, textura ou formato dos seus dentes ou mucosas e possibilitar que as correções para os problemas sejam feitas ainda nos estágios iniciais e de forma mais simples.



4 - Defina exatamente o que deixa você insatisfeito com o seu sorriso


Parece bobagem, mas é fundamental que você saiba muito bem o que deixa você desconfortável com o seu sorriso para que isso direcione o planejamento da solução.


É um equívoco pensar que o dentista, sem a sua ajuda, descobrirá todos os pontos na sua aparência que o incomodam, e isso acontece porque, quando é uma questão apenas de saúde, o profissional dentista consegue identificar os problemas e definir a solução utilizando o conhecimento técnico que ele tem; por outro lado, no que diz respeito à aparência, estética ou beleza, muitas coisas dependem unicamente da sua opinião como paciente, da sua visão única, do que você entende como feio ou bonito e do que deixa você mais confortável consigo mesmo.


Listar pontos que incomodam você para o dentista e ter uma conversa franca com ele é o que vai direcionar o seu tratamento, definir quais as técnicas que serão utilizadas e a forma de acompanhamento dos resultados.



5 - Tenha uma conversa franca com seu dentista o mais rapidamente possível e não espere para iniciar o tratamento

Após identificar os motivos que fazem você ter vergonha de sorrir, é hora de tomar uma atitude a respeito.


Existem soluções para a grande maioria dos problemas que afetam a aparência dos seus dentes e gengiva, e a aplicação de uma técnica ou a combinação de um conjunto delas de acordo com as suas características únicas permite alcançar resultados transformadores.


Confira abaixo algumas das técnicas que podem ser combinadas:






Conversar com um profissional de confiança e experiente sobre o que o incomoda sobre o seu sorriso é decisivo para que ele explique a você quais são as possibilidades de melhora, quais as estratégias para alcançar os melhores resultados para você e, conhecendo você muito bem, ele poderá planejar tudo cuidadosamente para que a transformação do seu sorriso seja feita com o máximo de conforto e agilidade para você, com todo o suporte de que você precisa.


Começar o tratamento o mais rapidamente possível é uma decisão muito acertada para evitar que problemas bucais se agravem e alterem mais ainda a aparência do sorriso, além de possibilitar que sejam aplicadas soluções mais simples e menos demoradas para esses problemas ainda nos seus estágios mais iniciais.


Clique no link abaixo para iniciar sua transformação agora mesmo com nosso time de especialistas:


Agendar por WhatsApp 11 94800-7313


- Tudo sobre Implantes Dentários

- Tudo sobre Próteses Dentárias

- Tudo sobre Estética Dental

- Quem somos nós


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743 Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP