top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Cremes dentais, enxaguantes e chicletes clareiam os dentes?


Existem muitos anúncios de produtos que clareiam os dentes, como cremes dentais, enxaguantes e até chicletes. Será que eles estão falando a verdade?


Para que você mesmo saiba avaliar qual o potencial clareador de um produto na próxima vez em que vir um anúncio desse tipo, primeiramente, vamos entender melhor quais são as manchas mais comuns nos dentes e como elas podem ser removidas.


As manchas nos dentes são pigmentos classificados em dois tipos principais: intrínsecas, que são os pigmentos interiorizados na estrutura dos dentes, isto é, estão dentro do esmalte ou dentina; e extrínsecas, que são os pigmentos que estão apenas aderidos à superfície, mas não fazem parte da estrutura interna do dente.


Os pigmentos apenas aderidos à superfície do dente podem ter alguns exemplos citados, como os corantes dos sucos, dos vinhos tintos, café, chocolates, molhos de tomate e os decorrentes do tabagismo. Na presença desses pigmentos, a própria placa bacteriana, que é uma película muito fina formada por restos de alimentos e microorganismos, torna-se pigmentada sobre a superfície dos dentes que, então, têm sua cor alterada. Estas manchas extrínsecas são removidas mecanicamente pela escovação dental feita por você na sua rotina diária e, de uma forma ainda mais precisa, durante a limpeza profissional e polimento dentário realizados no consultório odontológico.


Já os pigmentos intrínsecos, por tomarem parte na estrutura do dente, têm um processo de remoção mais complexo, pois não basta apenas a realização de um processo mecânico superficial.