top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Consulta preventiva: como funciona e como ela pode ajudar na manutenção da sua saúde bucal?


Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de como funciona uma #consulta_preventiva e se ela, de fato, é importante. Se você está lendo este artigo, provavelmente é uma delas, não?


Para começar a responder sobre como ela ajuda a manter sua boca sempre em ordem, vamos fazer uma reflexão. Imagine o que aconteceria com o seu carro se você andasse todos os dias com ele, durante vários e vários meses, apenas fazendo o seu abastecimento, mas sem verificar o nível do óleo, os pneus, a água do radiador, a bateria, os freios e todos os demais itens necessários para o bom funcionamento do carro. Provavelmente, em algum momento, seu carro começaria a apresentar problemas até chegar ao ponto de não ser mais possível utilizá-lo bem antes do prazo previsto de vida útil dele.


Pois bem, agora vamos à sua boca. Imagine você se alimentando todos os dias, apenas fazendo sua higienização cotidiana (vale ressaltar aqui que a grande maioria não realiza uma higienização 100% eficiente), mas sem realizar correções nas técnicas de #higiene diária, sem remover a sujeira das áreas mais difíceis de alcançar, sem verificar se há acúmulo de tártaro, se há a presença de cáries, desajustes em próteses, fraturas/trincas/infiltrações em restaurações e todos os demais itens necessários para manter uma boa saúde bucal. Da mesma maneira que o carro, chegaria um determinado momento em que você não conseguiria mais “usar a sua boca”, ou seja, teria dificuldades na mastigação, de fala e vergonha para sorrir devido a más condições bucais.


Logo, se a #consulta_preventiva for realizada em uma frequência regular (em média, a cada 6 meses), sua boca pode estar nas melhores condições possíveis sempre e você diminuirá muito as chances de incômodos ao longo da sua vida.


Para você entender como funciona uma #consulta_preventiva, vamos contar como ela é feita em nosso consultório, do qual podemos falar com propriedade e estamos disponíveis para responder a todas as dúvidas que restarem.


A #consulta_preventiva inicia sempre com uma nova avaliação geral da sua boca, para verificar todas as estruturas que fazem parte dela, como se segue:


· DENTES: se há indícios de cáries, acúmulo de tártaro, impregnações de pigmentos, desgastes anormais, fraturas e trincas;

· GENGIVAS: se há presença de inchaço, sangramento, vermelhidão, superfícies muito lisas, saída de pus, aprofundamento dos sulcos entre as gengivas e dentes, retrações gengivais, feridas, manchas ou qualquer outra anormalidade;

· LÍNGUA, LÁBIOS, BOCHECHAS, CÉU DA BOCA, ASSOALHO BUCAL: se há algum tipo ferida, manchas, inflamações, nódulos ou qualquer outra anormalidade. A avaliação dessas estruturas, chamadas tecidos moles da boca, são muito importantes na prevenção de câncer bucal, além disso, a avaliação do estado de limpeza da língua faz parte da prevenção do mau hálito.


Não somente as estruturas naturais da boca são avaliadas, como também são conferidos procedimentos realizados em tratamentos anteriores, tais como:


· RESTAURAÇÕES: possíveis trincas, desgastes, desadaptações, manchamentos e infiltrações, cáries recorrentes ao seu redor;

· TRATAMENTOS DE CANAL: possíveis recontaminações ou reabsorções da raiz dos dentes com canal tratado;

· PRÓTESES: possíveis desgastes, trincas, manchamentos, desadaptações, infiltrações;

· IMPLANTES: possível perda de fixação no osso e desadaptação da prótese sobre o implante.


A avaliação conta com exame clínico (realizado com os instrumentos do dentista), auxiliada por câmera digital para melhorar a visibilidade e registrar imagens importantes e pode contar também com exames chamados complementares, como radiografias ou tomografias, a depender do caso.


A #consulta_preventiva segue com realização de limpeza profissional, de forma que a placa bacteriana é controlada pelo dentista nas regiões a que você tem mais difícil acesso e suas falhas na higiene diária são, então, compensadas. Também é dedicado um longo tempo para a reavaliação das suas técnicas de higienização diária, justamente para que sejam feitas as orientações sobre como usar corretamente a escova e o fio dental, sobre a escolha da melhor escova de dente para o seu tipo de boca, sobre a necessidade de uso de algum enxaguante bucal para seu caso ou recomendação de uso de outros instrumentos de higiene bucal complementares para você, o que deve ser feito de forma personalizada e de acordo com as suas necessidades e limitações. Nossa equipe dedica um grande esforço para esta parte porque entendemos que é justamente a orientação profissional e as devidas correções na sua técnica de higiene diária que garantem que você tenha mais autonomia para manter os resultados da consulta preventiva na sua casa por um longo período e não precise comparecer ao dentista sempre devido a novos problemas bucais por falta de cuidados.


Estas atitudes de nossa equipe nas consultas preventivas objetivam também fornecer os meios para que você possa, inclusive, manter uma boa saúde bucal com economia financeira e de tempo, uma vez que tratamentos mais complexos, demorados e mais custosos podem ser evitados quando esses cuidados de #prevenção e de #manutenção_de_resultados, que são mais simples, são realizados constantemente.


Por tudo o que você viu até aqui, já é possível, agora, entender como as #consultas_preventivas são extremamente importantes para a manutenção da sua saúde bucal, de forma que, com realização delas com frequência regular, você consegue manter a segurança e confiança para sorrir e o conforto e eficiência na mastigação por muito tempo!



Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

bottom of page