top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Falta de osso para implante dentário: quem não pode fazer implante dentário?

Atualmente, os implantes dentários são amplamente divulgados como a melhor forma de se repor os dentes perdidos. Hoje, com o avanço das técnicas cirúrgicas e dos estudos sobre a fabricação dos implantes dentários, eles, de fato, se tornaram uma ótima alternativa, muito segura e capaz de devolver uma mastigação confortável e um sorriso confiante.


Mas, será que todas as pessoas que perderam dentes podem se submeter a tratamento com implantes dentários? A resposta é não! Confira a seguir.


Quando não é possível fazer implante dentário?


Ao contrário do que muitos pensam, infelizmente, nem sempre é possível repor dentes perdidos através de implantes dentários.

Os implantes dentários são dispositivos feitos de titânio (material de excelente compatibilidade com o nosso organismo) que são instalados de forma cirúrgica na região óssea do dente perdido. Para o seu correto funcionamento, os implantes dentários devem ficar completamente envolvidos e grudados em tecido ósseo. Quanto maior for a superfície de contato entre o implante dentário e o tecido ósseo, maiores serão suas chances de sucesso.


Sendo assim, a quantidade de osso no local a ser instalado o implante dentário é um dos grandes fatores limitantes para esse tipo de tratamento, pois são necessárias uma altura e uma espessura óssea adequada para que o implante dentário possa ficar totalmente envolvido e realizar sua osseointegração (“colagem ao osso”).


Há casos em que a falta de osso na região a ser instalado o implante dentário pode ser compensada com o uso de enxertos ósseos, que são dispositivos de diversos tipos usados com objetivo de estimular produção de mais osso. Porém, em casos de reabsorções ósseas graves, onde há pouquíssima altura e espessura óssea, mesmo com o uso de enxertos, a instalação acaba sendo inviabilizada.


Quanto mais tempo passa desde que o dente natural é perdido, menor tende a ser a quantidade de osso na região, porque o seu corpo entende que esse osso não é mais necessário e começa a reduzir tudo o que pode do osso para economizar energia. Por isto, se você perdeu um dente, não esperar para iniciar sua reabilitação é um dos pontos cruciais para aumentar as chances de sucesso do seu tratamento com implantes dentários.


Quem tem osteoporose pode fazer implante dentário? E a falta de vitamina D?


Além da quantidade óssea, a qualidade do osso também é importante. Falta de vitamina D ou o uso prolongado de alguns medicamentos para osteoporose podem impedir o tratamento com implantes dentários porque alteram o a atividade das células ósseas, e, portanto, interferem na sua qualidade. Um osso sem a qualidade necessária pode não fazer bem a “colagem” do implante dentário ao osso (osseointegração), o que impede que o implante fique firme e seja, então, colocada uma prótese sobre implante, que é quem faria o papel dos dentes na mastigação, fala e sorriso. Quem tem vitamina D baixa precisa fazer tratamento de reposição para melhorar a atividade óssea.


Implante dentário é seguro?


Os implantes dentários são muito seguros, eficientes e confortáveis e podem melhorar muito a vida das pessoas que passam por esse tipo de tratamento. Entretanto, para que todos os benefícios sejam obtidos e aproveitados por você, é fundamental que você passe por exames com um bom profissional especialista para que ele avalie bem a quantidade de osso que você tem, entenda quais os preparos que você precisa no caso de precisar repor quantidade óssea ou melhorar a qualidade do osso com tratamentos médicos prévios, tudo isso para aumentar as chances de sucesso para você do seu tratamento com implantes dentários.


Um bom dentista especialista em Implantodontia ("dentista especialista em implantes dentários, como é popularmente conhecido) irá levar em consideração todas as características e condições da sua boca e da sua saúde geral. Para isto, ele pedirá a você exames clínicos, exames de imagens (como radiografias e tomografias), além de exames laboratoriais (como exame de sangue), que são fundamentais no planejamento, execução e sucesso no tratamento com implantes dentários.


Quem não pode ou não deseja fazer implante dentário, e agora?


Não se desespere! Caso não seja possível ou você não queira devolver seus dentes perdidos através de implantes dentários, há outras maneiras de melhorar sua situação atual com diferentes tipos de próteses que não sejam apoiadas sobre implantes, e o dentista irá determinar qual o melhor tipo para você! Portanto, escolha um bom dentista e não deixe de consultá-lo o mais rapidamente possível para iniciar a sua transformação e melhorar muito a sua vida!


Clique no link abaixo para ser examinado pelo nosso time de especialistas:




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page