top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Higiene bucal matinal: é correto fazer antes ou depois do café da manhã?

Para iniciarmos as tarefas diárias de forma saudável e com bem-estar, é importante termos uma rotina matinal de bons hábitos, como um café da manhã nutritivo e, claro, uma boa higienização bucal, afinal de contas, diz o ditado popular: "a saúde começa pela boca"!


Quando falamos sobre higiene bucal matinal, muitas pessoas ainda têm a seguinte dúvida: devemos escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?


Bom, a resposta para essa pergunta é: antes e depois do café da manhã, pelos motivos explicados a seguir.


A saliva é uma importante protetora natural da boca, pois ela neutraliza a acidez do meio bucal, combate bactérias e faz limpeza dos dentes e mucosas. Durante a noite, enquanto dormimos, ocorre uma grande diminuição na produção da saliva, deixando nossa boca seca e, portanto, mais desprotegida, com efeitos especialmente sobre a língua e dentes.

NA LÍNGUA: A língua possui várias papilas gustativas e, entre elas, existem espaços onde ocorre acúmulo de resíduos alimentares, restos de células descamadas e placa bacteriana. A baixa salivação durante o sono contribui para um aumento na proliferação das bactérias existentes na boca, com formação de uma película esbranquiçada na língua chamada saburra, onde ocorre fermentação dos resíduos alimentares e a liberação de gases de enxofre, um dos principais responsáveis pelo mau hálito.


NOS DENTES: Enquanto dormimos, a diminuição da quantidade de saliva propicia a proliferação e aumento da atividade das bactérias na superfície dos dentes. Além disso, a pouca saliva presente não consegue neutralizar todo o ácido produzido por essas bactérias quando estas consomem açúcar do meio, e essa situação favorece o desenvolvimento de lesões de cárie.

Por que fazer higienização ANTES do café da manhã

A higienização antes do café da manhã tem como objetivo remover a saburra lingual e placa bacteriana nos dentes, promovendo melhora no hálito e evitando que as bactérias na superfície do dente façam a fixação dos açúcares consumidos no café da manhã.

Para a higienização bucal antes do café da manhã, realizada logo após o despertar, a escova e a pasta de dentes são suficientes.

Por que fazer higienização DEPOIS do café da manhã

Após o café da manhã, a higienização bucal deve ser repetida, porém, desta vez, de maneira completa, com o uso de fio dental, escova e pasta de dentes. Isso porque, nesse momento, há a necessidade de remoção de todos os resíduos alimentares provenientes da refeição matinal. Entretanto, é importante ressaltar que, caso você tenha consumido alimentos ácidos como, por exemplo, suco de laranja, é aconselhável aguardar cerca de 30 minutos antes de realizar a sua escovação, para que a saliva neutralize os ácidos provenientes do alimento. Tal espera se justifica, pois os abrasivos encontrados nas pastas de dentes, juntamente com o atrito da escova, somados aos ácidos dos alimentos não neutralizados podem danificar o esmalte dentário.


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

bottom of page