top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Como tirar tártaro dos dentes? Posso amolecer tártaro ou tirar tártaro com agulha em casa?


Se você chegou até aqui, provavelmente, está preocupado com tártaro nos seus dentes. Sua preocupação é muito justificável, pois o tártaro nos dentes prejudica o seu sorriso, o seu hálito e contribui para desenvolver doenças nas suas gengivas e lesões de cárie nos seus dentes. Mas afinal, como tirar tártaro dos dentes de forma eficiente e segura?


É provável que, na sua busca por uma solução rápida para remover tártaro, você já tenha ouvido falar em método milagroso caseiro para amolecer tártaro nos dentes ou até mesmo sobre tirar tártaro com agulha. Antes de você tentar qualquer coisa dessas, saiba que soluções como essas podem parecer milagrosas em um primeiro momento, mas o resultado pode ser um dano irreversível para seus dentes, que poderá lhe causar ainda mais angústia e exigir maior tempo de tratamento e maior gasto financeiro para reparar os danos causados, isto, ainda, se for possível reparar totalmente.


Para que você saiba como tirar tártaro dos dentes de forma segura, é necessário, primeiramente, entender o que é tártaro dentário.



Quando restos de alimentos permanecem sobre as superfícies dos dentes, das próteses dentárias ou dos implantes, bactérias se aglomeram nessas superfícies formando a placa bacteriana. No início de sua existência, a placa bacteriana é uma película amolecida, que ainda pode ser removida com uso de escova de dentes e fio dental durante a higienização diária.


Conforme o tempo passa sem que a placa bacteriana tenha sido totalmente removida pela higienização, alguns minerais presentes na saliva se depositam na placa, tornando-a calcificada e endurecida. Este formato calcificado e endurecido da placa bacteriana é chamado de tártaro ou cálculo dentário. A partir deste estágio, o tártaro não pode mais ser tirado com escova ou fio dental.


Como remover tártaro em casa: receitas caseiras para tirar tártaro dos dentes funcionam?


Visto que os dentes naturais, assim como o tártaro, também são formados por estruturas calcificadas endurecidas, é necessário cuidado absoluto para tirar o tártaro sem danificar os dentes e, assim, evitar um conjunto de efeitos negativos para a sua aparência e sua saúde.


Fica aqui um forte alerta para você que está pensando em como tirar tártaro dos dentes em casa: as receitas caseiras para remover tártaro dos dentes com emprego de sal, bicarbonato de sódio ou com uso de instrumentos cortantes, agulha ou, pior ainda, combinando os métodos com ácidos tais como limão ou vinagre para amolecer o tártaro dos dentes, além de não terem eficácia para a remoção do cálculo dental, acabam por provocar muitos danos aos dentes, como riscos na superfície, aumento das porosidades, perda de esmalte ou dentina, que são tecidos naturais calcificados dos dentes. Tentar tirar tártaro dos dentes em casa pode trazer sérias consequências aos dentes como:


Como tirar tártaro dos dentes de forma segura?


Após o tártaro já estar formado, a remoção de tártaro dos dentes é feita de forma segura, isto é, sem prejudicar o dente natural, por meio do procedimento odontológico chamado de raspagem.


A remoção de tártaro de forma segura é feita pelo dentista com instrumentos específicos capazes de cortar ou quebrar somente o tártaro de forma controlada, sem danificar a estrutura do dente natural.


O número de consultas necessárias para a realização da raspagem para a remoção completa do tártaro nos dentes depende da quantidade de tártaro existente e da sua localização.


Quando os sulcos gengivais são muito profundos devido ao avanço de uma doença gengival e existe muito tártaro nestes sulcos, isto é, há muito tártaro abaixo do nível da gengiva, o procedimento de raspagem para remoção de tártaro costuma durar mais de uma consulta. Em casos mais avançados, a atuação de um dentista especialista em Periodontia é fundamental para conduzir o tratamento com técnicas mais específicas.


Como evitar ter tártaro nos dentes?


Como vimos, uma vez que o tártaro já está formado, apenas o dentista pode fazer a remoção de tártaro dos dentes de forma segura com emprego de instrumentos especiais no procedimento chamado de raspagem.


O que cabe a você, portanto, é o papel fundamental de realizar uma rotina diária para combater o tártaro dentário e, assim, evitar sua formação.


Agora que você já sabe que o tártaro se forma a partir de placa bacteriana, fica muito mais fácil entender que sua prevenção é bem simples: basta higienizar corretamente os dentes, próteses e implantes com a técnica ensinada pelo dentista. A higiene diária deve ter foco especial no uso do fio dental, que é o único meio eficaz para remover a placa bacteriana entre os dentes, onde as escovas dentais não alcançam. A complementação do controle de placa deve ser feita com limpeza profissional periódica no consultório dentário nos prazos indicados pelo dentista para cuidar das áreas mais difíceis de alcançar.



Espero que este artigo tenha ajudado você a não usar técnicas que prejudiquem a sua saúde e que você possa compartilhar esta informação com pessoas queridas para você!


Clique no link abaixo para ser examinado pelo nosso time de especialistas:





- Sobre a YOKOTA & XAVIER Odontologia


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

O segredo de uma boa higienização bucal

Nós acompanhamos histórias de incontáveis pessoas que nos procuram com problemas bucais avançados para tratar. Muitas delas chegam sem acreditar mais que é possível prevenir doenças e acham que, por e

bottom of page