YOKOTA & XAVIER Odontologia

Tártaro: como ele afeta sua aparência e a saúde da sua boca?

Atualizado: 24 de abr de 2021

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar no famoso tártaro, não é mesmo? Mas, você sabe realmente o que ele é e como ele pode afetar a saúde da sua boca?

Existe uma camada de bactérias que se forma a todo tempo na superfície dos nossos dentes, chamada de placa bacteriana. Quando não realizamos uma higiene adequada, essa placa não é devidamente controlada e começa a endurecer com o tempo pela calcificação, transformando-se em um cálculo, também conhecido como #tártaro. Por ser calcificado e estar firmemente aderido à superfície dos dentes, uma vez formado, o tártaro somente pode ser removido por um dentista em consultório, com utilização de instrumentos especiais.

Agora que você sabe o que é tártaro, já pode ter uma ideia dos principais problemas que ele pode causar na saúde e aparência da sua boca:
 

CÁRIES: As bactérias presentes no tártaro podem provocar a formação de cáries que, quando não tratadas, podem se agravar e levar à necessidade de tratamento de canal ou até perda do dente.


 

PREJUÍZO ESTÉTICO: A presença de tártaro afeta também a aparência do seu sorriso, pois ele pode ficar visível como uma camada amarelada ou mesmo escurecida na superfície dos dentes, que continua presente mesmo após a escovação, visto que ela pode ser removida apenas pelo dentista em consultório.


 

MAU HÁLITO: Característica bastante comum em pessoas que apresentam acúmulo de tártaro.


 

SANGRAMENTO GENGIVAL: A presença de tártaro nas margens gengivais (região do dente em contato com a gengiva) causa irritação gengival provocando inflamação e sangramento na #gengiva (gengivite).
 

DOENÇA GENGIVAL (PERIODONTITE): O acúmulo de tártaro pode levar a perdas ósseas e retrações gengivais ao redor dos dentes, fazendo com que os dentes fiquem com mobilidade, sem suporte. Em estágios avançados da doença, há sérios riscos de perda dos dentes.


 

Para evitar a formação e o acúmulo de tártaro, a higienização bucal é fundamental. A escovação e uso do fio dental realizados com a técnica correta são grandes aliados na #prevenção, juntamente com a limpeza profissional periódica realizada em consultório.

Agora, se o tártaro já ganhou espaço na sua boca, existe um meio de resolver o problema: procure seu dentista, pois somente ele poderá auxiliá-lo com a remoção. Lembre-se que, quanto mais cedo o procedimento for realizado, menores serão as chances de agravamento dos problemas citados.

- Saiba mais sobre higiene bucal

- Quem somos nós

- Nossos contatos

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.

YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743
 
CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743
 
Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP