top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

O segredo de uma boa higienização bucal


Nós acompanhamos histórias de incontáveis pessoas que nos procuram com problemas bucais avançados para tratar. Muitas delas chegam sem acreditar mais que é possível prevenir doenças e acham que, por exemplo, é normal acumular tártaro, que doenças gengivais se devem principalmente a fatores genéticos e que a perda de dentes permanentes é um fato natural por que todos iremos passar em alguma etapa da vida.


O motivo pelo qual elas não têm mais fé na prevenção é praticamente sempre o mesmo: elas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, surgem novos problemas como dores de dente, dentes moles e acúmulo de tártaro.


O fato é que a quantidade de vezes em que escovamos os dentes por dia não tem relação com boa saúde bucal se a técnica de higienização não é a correta e não há complementação com limpeza profissional e orientação periódicas do dentista. Os principais problemas bucais surgem e se agravam quando a limpeza da boca não é feita de forma estratégica e, assim, a sujeira não é removida de forma eficiente. Mais ainda: quando a técnica e os instrumentos não são empregados adequadamente durante a escovação rotineira em casa, danos podem ser provocados como retração gengival e desgastes dentários, o que contribui muito para aumento da sensibilidade dentária.


Existem locais de difícil acesso para a higienização diária, como sulcos gengivais e outras regiões que variam de pessoa para pessoa, e para complementar a higiene nessas áreas, a limpeza profissional deve ser realizada com regularidade. A frequência regular das visitas ao dentista é peça-chave na manutenção da higiene bucal também para remover eventual tártaro logo no início de sua formação, de forma a não deixar que ele se acumule, e para que o profissional possa orientar as devidas correções na técnica de higiene diária, indicar uso de tamanho específico de escova, tipo de fio dental, uso de enxaguante ou não conforme suas particularidades e limitações em cada momento.


Pensando em contribuir para que você possa melhorar sua higiene bucal, nós elaboramos o E-Book sobre como fazer higiene bucal eficiente, que informa, de maneira geral, qual a forma correta de utilizar escova dental, fio dental, faz um alerta sobre o uso dos enxaguantes e explica como outros cuidados interferem na limpeza da sua boca. Você pode acessá-lo clicando aqui. Para você que usa próteses móveis, como dentaduras ou próteses removíveis, confira os cuidados específicos que você deve ter com elas num guia completo que você acessa clicando aqui também.


Esperamos que as informações lhe sejam úteis e nos colocamos à disposição para dúvidas pelos nossos canais de contato.


Grande abraço da nossa EQUIPE!


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.




Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

bottom of page