• Yokota Odontologia

Como remover tártaro dos dentes?


Por ser uma placa bacteriana mineralizada e, portanto, endurecida, a remoção do tártaro ou cálculo dental pode ser feita apenas pelo dentista por meio de um procedimento chamado raspagem, com utilização de instrumentos especiais e técnica que agem sobre o tártaro sem danificar os dentes. O que cada um de nós pode fazer na rotina diária para combater o tártaro dentário é prevenir sua formação.


Quando restos de alimentos permanecem sobre as superfícies dentais, bem como de próteses e implantes, os micro-organismos se aglomeram nos locais formando a placa bacteriana ou biofilme. Conforme o tempo passa, minerais presentes na saliva, tais como o cálcio, depositam-se na placa bacteriana, tornando-a endurecida e, a partir de então, passa a existir o tártaro nas superfícies.


Sabendo que o #tártaro se forma a partir de placa bacteriana, para prevenir sua existência, é importante saber higienizar dentes, próteses e implantes com a técnica correta ensinada pelo dentista e complementar o controle de placa, especialmente nas áreas mais difíceis de remover, com limpeza profissional periódica feita no consultório dentário. A higiene diária deve ter foco especial no uso do fio dental, que é o único meio eficaz para remover a placa bacteriana entre os dentes, que é um local que as escovas dentais não alcançam. Muitas pessoas que não costumam usar fio dental diariamente têm os espaços entre os dentes preenchidos por uma placa endurecida amarelada ou marrom que pode até se confundir com os próprios dentes, mas que, porém, trata-se de cálculo, e isso fica evidente depois que é feito o procedimento de remoção pelo dentista.


Existem muitos mitos sobre receitas caseiras para remoção do tártaro com emprego de abrasivos como sal, bicarbonato de sódio e vinagre. É dever de todo profissional dentista alertar para os perigos da aplicação desses produtos nos dentes, uma vez que, além de não terem eficiência para a remoção do cálculo dental, apresentam o potencial de danificar a superfície dos dentes, provocando desgastes, riscos, aumento de porosidades, que têm como consequência um grande aumento da sensibilidade dentária (dor ao ingerir alimentos gelados, doces ou ácidos), perda do brilho superficial, maior acumulo de corantes devido à maior rugosidade (o que, juntamente com a perda do brilho, causa prejuízo à aparência), além de a superfície mais rugosa resultante nos dentes facilitar a retenção de mais placa bacteriana e, portanto, favorecer ainda mais a formação de tártaro dali em diante.


Após formado, a eliminação do tártaro é feita sem prejudicar o dente com um procedimento odontológico chamado raspagem, como mencionado no início deste artigo. Esse procedimento pode ser realizado com instrumentos capazes de cortar/quebrar o tártaro com ou sem sem auxílio de aparelho de ultrassom, de forma controlada pelo profissional. O número de consultas para a remoção pela raspagem depende da quantidade de tártaro existente e sua localização, isto é: se existe muito ou pouco tártaro e se sua presença ocorre apenas acima do nível da gengiva, ou se também ocorre dentro dos sulcos entre a gengiva e os dentes, bem como o quão profundos são esses sulcos gengivais (os sulcos gengivais se aprofundam durante um processo de inflamação na gengiva chamado periodontite, também causado principalmente por higiene inadequada). Quando os sulcos gengivais são muito profundos e existe muito tártaro neles, a remoção costuma ser mais longa e, em alguns casos, a atuação de um dentista especialista em Periodontia é fundamental para conduzir o tratamento com técnicas específicas.


Dito isto sobre a remoção do tártaro, é possível concluir que lidar com cálculo dental é muito mais simples quando você segue à risca as técnicas de higiene diária e quando tem assiduidade no comparecimento às consultas preventivas nos prazos determinados pelo dentista para realizar limpeza profissional e raspagens, desta forma, controlando a placa e removendo pequenas quantidades de #tártaro em pouco tempo e de forma indolor.



Para saber mais ou agendar uma consulta com nossa equipe, entre em contato pelo nosso WhatsApp!


Clique para:

- conhecer nossa EQUIPE

- conferir os COMENTÁRIOS DOS CLIENTES

- saber quais são os TRATAMENTOS OFERECIDOS

Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts recentes

Ver tudo