Existe a possibilidade de prevenir a formação de tártaro!

Não é raro, em nossos atendimentos diários, o espanto dos pacientes ao se depararem com a informação acima. Parece haver uma crença relativamente comum na população de que a formação de #tártaro é algo normal, até mesmo esperada.

Entretanto, a verdade é que a formação de #tártaro não é algo normal e existe, sim, a possibilidade de prevenir a sua formação.

Bom, antes de falarmos da #prevenção, vamos entender o que é e como se forma o #tártaro. Existe uma camada de bactérias e restos de alimentos que se forma a todo tempo na superfície dos nossos dentes, chamada de placa bacteriana. Quando essa placa permanece por muito tempo na boca, sem o devido controle, ela pode se calcificar pela presença de minerais da saliva, transformando-se em uma camada rígida e dura. É essa placa endurecida e firmemente aderida à superfície dos dentes que chamamos de #tártaro ou cálculo dental, e que é um fator que contribui para o desenvolvimento de outros problemas bucais também, como cáries, sangramento gengival e mau hálito. Por ser calcificado e estar firmemente aderido à superfície dos dentes, uma vez formado, o tártaro somente pode ser removido pelo dentista em consultório, com utilização de instrumentos especiais.

Como vimos, a formação do tártaro ocorre apenas quando a placa bacteriana não é devidamente controlada, permanecendo por longos períodos na superfície dos dentes até endurecer. Isso significa que a sua origem está diretamente ligada a uma deficiência de #higiene. Sendo assim, para prevenir a sua formação, é necessário que a placa bacteriana seja controlada de forma efetiva, não dando tempo para que ela endureça.

A remoção efetiva da placa bacteriana é realizada através de uma higienização bucal criteriosa, que inclui o uso correto do fio dental e uma técnica precisa de escovação. Essa higienização deve ser realizada após as principais refeições e, principalmente, antes de dormir. Para complementar a higienização diária, as consultas preventivas periódicas no dentista são muito importantes para que haja a limpeza de regiões que, eventualmente, o paciente tenha dificuldade em acessar, além de permitir, também, que o dentista realize a remoção de eventual tártaro já existente logo no início de sua formação, sem dar tempo que ele se acumular.

Dada a importância que tem a prevenção da formação do #tártaro, ao longo de todos os tratamentos que realizamos, os pacientes são devidamente orientados sobre a maneira correta de usar o fio dental e a forma correta para se realizar uma escovação eficiente. Além disso, são instruídos, de forma personalizada, sobre qual escova utilizar e sobre a necessidade de inclusão ou não de outros instrumentos para complementação da higienização. Também são sanadas quaisquer dúvidas sobre higiene bucal para que tenham segurança em realizá-la de forma correta quando estiverem longe de nosso consultório e, assim, possam manter o máximo possível os resultados em casa. Seguindo à risca nossas orientações, e comparecendo regularmente às consultas de prevenção, os pacientes previnem o acúmulo de #tártaro em seus dentes e mantêm uma boca saudável por muito mais tempo.