top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Ir ao dentista pode ser uma experiência tranquila!



Não, você não leu errado!


Ir ao dentista pode, sim, ser uma experiência boa e tranquila! Aliás, pode, inclusive, mudar a sua vida! Isso não é exagero e temos vários casos que confirmam esse fato.


Muitas pessoas têm #medo_de_dentista. Seja por traumas vivenciados anteriormente em um consultório (acham que sempre vão passar pela mesma situação), seja por falta de conhecimento (o desconhecido sempre nos aflige!), ou, ainda, por conta de relatos tenebrosos de pessoas conhecidas (lembre-se de que as pessoas se incomodam de maneiras e intensidades diferentes) ou mesmo por vergonha de mostrar a boca até para o profissional. Seja qual for o motivo, o resultado é sempre o mesmo: adiamento da consulta com o dentista, com perpetuação dos problemas bucais e o agravamento gradual dos mesmos.

A decisão de esperar até o último momento (normalmente quando já existe um grande incômodo ou sintoma de dor forte) para procurar ajuda profissional é, na maioria das vezes, o principal motivo de desconforto nas consultas odontológicas. Isso porque, normalmente, os procedimentos necessários para solucionar os problemas bucais em estágios mais avançados são mais complexos, invasivos e demorados.


"Ok, mas como eu posso ir ao dentista e ter uma experiência tranquila?", você deve estar se perguntando. Vamos à resposta:


A primeira coisa a se fazer para ter uma boa experiência no dentista é justamente não adiar sua consulta para solucionar seu problema bucal. Quanto mais cedo realizar seu diagnóstico e tratamento, maiores serão as chances de evitar procedimentos mais invasivos e complexos.


Uma vez que os problemas bucais já estejam instalados, busque informações sobre eles. Saber o que são e como é o tratamento deles fará com que você entenda melhor os processos pelos quais precisará passar e, assim, sentirá mais segurança e tranquilidade para fazer o devido cuidado, sem medo ou ansiedade.


Muitos problemas bucais podem ser evitados com bons hábitos de higiene oral diária (como escovar os dentes após as principais refeições e utilizar o fio dental com técnica correta), por isto, pode-se dizer que esses bons hábitos são grandes aliados para uma consulta odontológica tranquila.


Ao criar o hábito da #prevenção, antecipando-se aos problemas também através de consultas preventivas periódicas com o dentista, você certamente se sentirá mais tranquilo no ambiente de consultório, já que as chances de comparecer apenas para realizar procedimentos tranquilos, simples e rápidos são muito aumentadas.


Como dissemos no início, vários pacientes já entenderam a importância e os benefícios da #prevenção, tornaram sua experiência no dentista mais tranquila e saíram de uma situação bucal crítica, em que tinham diversos problemas como vergonha em sorrir e dificuldades de mastigação, para uma situação de satisfação estética, conforto e segurança para saborear seus pratos preferidos. Uma verdadeira mudança de vida!


Se você gostou dessas informações e as considera úteis, clique nos seguintes links destacados para compartilhá-las com quem você se importa pelo WhatsApp ou pelo Facebook.


Grande abraço da nossa EQUIPE!




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page