top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Orientação profissional: o que ela pode fazer pela sua saúde bucal?


Nos nossos muitos anos de experiência clínica, verificamos, infelizmente, junto a muitos dos pacientes que nos procuram pela primeira vez, uma condição bucal em que as doenças já estão em estágio avançado a tal ponto que exigem tratamentos mais complexos, demorados e custosos do que os procedimentos preventivos ou de manutenção, que seriam os indicados se eles tivessem os devidos cuidados rotineiros. Não é raro escutarmos desses pacientes logo na primeira consulta a seguinte frase: “como eu posso ter cárie e/ou acúmulo de tártaro e/ou dentes moles se eu escovo os dentes várias vezes por dia e passo o fio dental sempre?".


Conforme vamos conversando com eles para saber onde está a verdadeira causa dos problemas, percebemos que a maioria dessas pessoas nunca teve uma orientação de higiene por parte de qualquer profissional nem costumava, até então, passar por consultas preventivas regulares, apesar de já terem comparecido a realmente muitas consultas odontológicas ao longo de suas vidas. Por conta da falta de orientação_profissional, eles acabavam sempre fazendo a higienização diária de maneira incorreta, sem serem direcionados para as devidas correções das falhas, aliando isso a uma falta de complementação do controle de placa bacteriana e de #manutenção_dos_resultados dos tratamentos já realizados para que durassem mais tempo. Muito comumente, a história dessas pessoas era: sempre depois de terminado um tratamento que já tinha sido demorado, passado um tempo da conclusão, novos problemas bucais surgiam pela falta de cuidados sequenciais, o que os fazia, novamente, comparecer aos consultórios dentários para tratar desses novos problemas; ainda, o comparecimento ao consultório dentário sempre ocorria quando elas mesmas podiam se dar conta do problema, o que significava que ele já estava em estágios relativamente mais avançados e exigiria, também, novos procedimentos mais complexos para serem solucionados. Esse ciclo de muitas idas a consultórios dentários sempre com novos problemas que exigiam tratamentos complexos também levou uma grande parcela desses pacientes a desenvolver traumas e medo de dentista.


Estas histórias destacam a importância da orientação de cuidados dada pelo profissional dentista para que você tenha condições de prevenir a maioria dos problemas bucais; prolongar o máximo possível a durabilidade das suas próteses, restaurações, implantes, clareamento e da própria limpeza profissional; sentir-se bem com #hálito fresco, sorriso bonito e boa mastigação todos os dias. Afinal, de nada adiantará você investir seu tempo e o seu dinheiro em tratamentos odontológicos se não souber como fazer para fazer a #manutenção_dos_resultados alcançados e como evitar o surgimento de novos problemas para poder viver mais tranquilamente.


Tendo em mente essa importância, nós da Yokota Odontologia, temos uma filosofia de trabalho que tem como pilares a educação, informação, orientação e modificação das rotinas diárias de nossos pacientes para dar-lhes as reais condições de se cuidarem em casa e evitar que precisem retornar ao nosso consultório sempre com um novo problema complexo para ser resolvido. Acreditamos que pacientes bem informados, conscientes do motivo pelos quais estão fazendo determinadas tarefas e bem orientados para executá-las da forma correta têm êxito na manutenção de sua saúde bucal e serão menos dependentes de cuidados profissionais em longo prazo, o que significa economizar tempo e dinheiro e ter menos desconfortos ao longo da vida.


Essa nossa convicção vem justamente da observação dos resultados alcançados com esses nossos pacientes que chegam pela primeira vez com uma condição de saúde bucal precária e histórico de muitos tratamentos complexos recorrentes ao longo de suas vidas. Praticamente todos, a partir da resolução dos problemas que os fizeram nos procurar pela primeira vez e do nosso programa de orientação de higiene bucal personalizado, dos acompanhamentos periódicos e, claro, da aplicação e força de vontade deles, passam a manter uma boa saúde bucal, com baixíssimos níveis de surgimento de novos problemas, de forma que a maioria deles retorna apenas para as consultas preventivas periódicas e #manutenção_dos_resultados dos tratamentos já realizados. Isto nos vem mostrando que a orientação profissional pode mudar a vida das pessoas para muito melhor, trazendo a confiança para sorrir e o conforto para saborear seus pratos preferidos de forma duradoura e com uma experiência mais tranquila dentro do consultório dentário, sem motivo nenhum para ter medo do dentista.


Provavelmente, você escova seus dentes diariamente, não? Mas, será que está escovando da maneira correta? E a sua escova? Ela é mesmo o modelo mais indicado para você? E o fio dental? Você costuma usá-lo diariamente também ou somente de vez em quando? Será que está usando com a técnica correta? Você sabe quais os cuidados que deve manter para prolongar os bons resultados alcançados desde a conclusão dos tratamentos que já tenha feito anteriormente? Se, por acaso, você não conseguiu responder a uma dessas perguntas, você precisa de uma orientação de higiene profissional!



Para saber mais ou agendar uma consulta, entre em contato pelo nosso WhatsApp.



Clique para:


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page