top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Dente com canal tratado doendo e sintomas de inflamado: dente com canal pode doer depois de anos?

Olá, quem escreve aqui para você é dra Tathy Xavier, sou dentista (CROSP 90374) e sócia-fundadora da clínica YOKOTA & XAVIER Odontologia. Se você chegou até aqui, é porque, muito provavelmente, você fez tratamento de canal e o seu dente está doendo ou com sintomas de inflamado mesmo depois do canal tratado. Imagino que, além da sua dor de dente, suas dúvidas sobre o que fazer também estão te angustiando muito. Sei que é muito difícil para você estar nesta situação e o quanto é importante que você seja bem compreendido, acolhido e orientado.


Em algum momento, você já deve ter ouvido falar que dente com canal tratado não dói, não é mesmo? Se é esperado que não haja dor em dente com canal tratado, por qual motivo, então, seu dente com canal está doendo ou inflamado agora? São inúmeras as situações de dente com canal doendo após tratamento de canal e alguma delas pode ser a sua agora: dente dolorido ao toque após canal; dente com canal que dói quando morde; dente com canal pulsando; sintomas de dente com canal inflamado. Aqui, chamo atenção para o fato de que a inflamação é uma reação do nosso organismo para algum tipo de agressão, e que a dor faz parte desse processo de inflamação, por isto, vou falar com você daqui para frente usando o termo "dor" ou "dente dolorido" também para me referir a dentes com sintomas de canal inflamado, ok?


Com relação ao tempo em que ocorre a dor em dente com canal tratado, alguns casos são logo nos primeiros dias depois do canal tratado e, inclusive, logo após cada consulta dedicada ao tratamento é previsto que você possa, sim, ficar com o dente dolorido. Em outras situações, por sua vez, o dente com canal tratado pode doer depois de anos ou depois de meses desde que o tratamento de canal foi concluído, e estas situações são diferentes da primeira.


Afinal, é normal ter dente com canal doendo? Quando faz canal o dente fica dolorido mesmo? Quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal tratado? Dente com canal pode doer depois de anos? Vou responder a estas e outras perguntas para você logo a seguir.



É normal dente com canal tratado doendo?


Conforme falei aqui acima, a inflamação é uma reação do nosso organismo a algum tipo de agressão, e essa inflamação é um processo complexo e que envolve vários sinais ou sintomas como dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura no local. As causas da inflamação podem ser de diferentes tipos, isto é, há variados agressores tais como bactérias, temperaturas quentes ou frias, excesso de força de mordida entre outros estímulos.


No caso dos nossos dentes, quem reage a agressores variados é a parte mais interna, conhecida como "nervo do dente" ou polpa dentária. Isto significa que quem inflama, isto é, quem incha, quem dói, quem pulsa é a polpa dentária ou nervo do dente. Quando a agressão é muito grande e leva a um estado irrecuperável da polpa dentária, ela deve ser removida, e o tratamento de canal (chamado também de tratamento endodôntico) é realizado, justamente, para remover a polpa ou nervo do dente e limpar o dente por dentro.


Se o tratamento de canal remove a polpa dentária e limpa o dente por dentro, é possível dizer que não é normal que o dente com canal tratado fique doendo após um certo período desde a conclusão do tratamento de canal. Com ausência da polpa dentária ou do "nervo do dente", esse dente com canal tratado não deve doer mais com estímulos do tipo frio/quente ou com alimentos azedos/doces, por exemplo.



Dente com canal dói quando morde? Por que, depois do canal tratado, pode acontecer de ficar com dente dolorido ao toque ou dente dolorido ao morder?


Sem a sensibilidade vinda diretamente do nervo do dente, que já não existe mais após o tratamento de canal, ainda é possível sentir, em volta desse dente, isto é, nos tecidos de suporte como osso e gengiva, uma pressão e até dores por excesso de força mastigatória. Daí vem a dor que ocorre na região do dente com canal tratado quando esse dente é tocado ou participa da mastigação: essa dor (bem como a sensação de pressão) vem de fora do dente, e ela ocorre apenas em algumas situações, como explicaremos a seguir.



Dor durante o tratamento de canal: quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal tratado?



Durante as consultas para tratamento de canal com o dentista, todos os procedimentos são realizados com anestesia local, isto é, sem dores.


É comum que, após cada consulta dedicada ao tratamento de canal, haja uma inflamação na região em torno do dente (nos tecidos de suporte que mencionamos), inflamação esta que pode durar alguns dias e ser acompanhada de dor. Isto ocorre porque, durante o tratamento endodôntico, toxinas e produtos químicos, bem como a própria instrumentação do canal na sua limpeza podem estimular inflamação nos tecidos de suporte em volta do dente (gengiva e osso). Por isto, um certo inchaço na gengiva e dor, por exemplo, são comuns logo nos primeiros dias após cada consulta de tratamento de canal.


Fique tranquilo: além de a consulta para tratamento ser indolor, com uso de anestesia local, para prevenir/controlar os sintomas dolorosos após as consultas para tratamento de canal, o próprio dentista prescreve medicamentos ao paciente. Ao seguir todas as orientações do dentista e tomar as medicações conforme receitado, os dias seguintes a cada consulta de tratamento de canal costumam ser tranquilos e não há necessidade de repouso ou afastamento das atividades normais.


Em caso de haver reações mais severas, como grande inchaço, febre ou de a dor não passar com o uso dos medicamentos prescritos, o dentista deve ser contatado o mais rapidamente possível para examinar e avaliar a melhor conduta a ser tomada.



Dente com canal pode doer depois de anos ou depois de meses da conclusão do tratamento de canal?


Até, ficou esclarecido quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal, ou seja, é normal que o tempo que o dente fica dolorido depois do tratamento de canal seja de alguns dias no máximo, que é o tempo previsto como parte do processo inflamatório que ocorre nos tecidos de suporte em torno do dente após o canal ter sido tratado. Neste período imediatamente após as consultas do tratamento, o dente pode ficar dolorido ao toque ou o dente com canal dói quando morde algum alimento, e é comum sinais de dente com canal inflamado.


Agora que você sabe quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal, entenda que não é normal o dente com canal doer depois de anos ou depois de meses desde que o tratamento de canal foi finalizado, e se isso ocorrer, é sempre necessário que o dentista examine o local para descobrir a causa o mais rapidamente possível e decidir qual a conduta mais adequada a ser seguida.


Vejamos algumas das principais causas para a existência de dor de dente com o canal tratado depois de anos ou meses de concluído o tratamento:



  • Restaurações/próteses "altas" no dente com canal tratado: seja porque foram confeccionadas mais altas ou porque a mordida do paciente se alterou ao longo do tempo, é possível haver dor nestes casos devido a uma pressão excessiva nos tecidos de suporte durante a mordida - essa é uma das causas mais comuns para o dente com canal tratado doer quando morde;



  • Presença de canais secundários ou acessórios: em alguns casos, o dente pode apresentar outros canais além dos principais e, caso eles não sejam limpos e obturados como os principais, o dente continua com infecção interna, isto é, bactérias permanecem dentro deles, e os sintomas dolorosos podem persistir ou retornar com o tempo. Há, por exemplo, casos de canais secundários ou acessórios microscópicos, que não podem ser visualizados por exames normais e acessados por meios convencionais e, por isto, necessitam de métodos mais avançados para solução do problema;


  • Variações anatômicas das raízes: Algumas vezes, os dentes podem apresentar uma variação no formato de suas raízes, o que pode impedir uma limpeza suficiente dos canais e, por isto, bactérias podem permanecer nessas regiões, o que exige avaliação das alternativas a serem utilizadas para solução do problema;


  • Bactérias resistentes: existem bactérias que são muito resistentes e podem sobreviver aos produtos utilizados para limpar o interior dos canais, o que significa que a infecção persiste após o tratamento de canal e gera necessidade de adotar técnicas diferentes para tratar a infecção resistente;


  • Cárie no dente com canal tratado: a lesão de cárie nos dentes é ocasionada por bactérias. Quando o dente com canal tratado tem uma lesão de cárie, a dor pode ocorrer devido a uma nova infecção do interior do canal, o que ocorre quando a situação já está em grau avançado de infecção (diferente dos dentes que não passaram por tratamento de canal, em que a dor ocasionada pela lesão de cárie é ocasionada por estímulo à polpa dentária ou nervo do dente, que ainda está presente).



O que fazer quando você tem um dente com canal tratado doendo, pulsando ou com sintomas de canal inflamado depois de anos ou meses desde a conclusão do tratamento de canal


Quando a dor no dente com canal tratado dura mais tempo do que o previsto após o fim do tratamento, se você demorar para buscar atendimento de um dentista , isto pode significar riscos de mais danos ao dente e até sua perda, ou mesmo de agravamento de uma infecção por presença de bactérias que podem trazer prejuízos ao estado de saúde geral do seu corpo. Portanto, a recomendação que você deve seguir é não esperar mais para buscar atendimento e iniciar o tratamento.


Busque imediatamente atendimento com um dentista que seja experiente, atencioso e que disponibilize um tempo suficiente para te examinar com cuidado, para entender detalhadamente qual a situação e decidir a melhor conduta. A conduta a ser tomada dependerá do histórico do que você fez no dente, por isto, quanto mais informações você puder fornecer para ele, melhor.


A depender da causa da dor no dente com canal tratado que já dura mais tempo que o esperado, o dentista poderá indicar para você tentativas como: ajuste ou substituição da restauração ou prótese desse dente; retratamento de canal para reforçar a limpeza da parte interna do dente e deixar o dente protegido contra entrada de novas bactérias; pequena cirurgia que remova apenas parte do dente que esteja difícil de descontaminar com o retratamento de canal convencional; extração do dente completo, de modo que esta extração do dente deve ser indicada apenas quando é realmente necessário para eliminar um foco de infecção persistente e outras alternativas mostram menores chances de sucesso.



Como reduzir as chances de ter dente com canal tratado doendo


Após finalizado o tratamento de canal, é especialmente importante:




Clique no link abaixo para ser examinado pelo nosso time de especialistas:



Quem somos nós




Oferecemos a você atendimento com privacidade, segurança, sem outras pessoas na sala de espera além de você e de forma pontual (você é atendido no horário marcado, sem ordem de chegada, respeitamos muito o seu tempo).


Estamos localizados no coração da Zona Leste de São Paulo - SP, numa região de muito fácil acesso e com estacionamentos próximos, muito perto do Metrô Vila Matilde, o que favorece bastante a sua chegada de qualquer lugar de São Paulo ou do ABC (como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema. Nossa localização é bem perto do Tatuapé, Penha, Itaquera, Vila Formosa, Arthur Alvim, Vila Dalila, Carrão, Belém, Mooca.

Para reservar seu horário para consulta conosco, basta clicar no WhatsApp 11 94800-7313 ou telefonar 11 4175-2827.


Ficaremos honrados em poder contribuir com seu bem-estar.



Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

O que é tratamento de canal?

Aqui, você vai saber tudo sobre o que é canal dentário; o que é tratamento de canal ou tratamento endodôntico; como é feito tratamento de...

bottom of page