Dente com canal tratado doendo: É normal o dente doer depois do canal tratado? O que fazer?

Você já deve ter ouvido falar que dentes com canal tratado não doem, não é mesmo? Porém, se você está lendo este artigo, provavelmente, deve estar com muita dúvida porque já realizou tratamento de canal, mas está com o dente com canal doendo.

Muitas angústias surgem nas situações em que o dente fica dolorido ao toque após o canal tratado; ou o dente com canal fica dolorido ao morder; ou, depois do tratamento, o dente fica com o canal pulsando ou com sintomas de dente com canal inflamado, para citar apenas exemplos de situações que geram preocupação em quem passa por isso.

Algumas dessas situações de dente com canal doendo ocorrem logo nos primeiros dias depois do canal tratado, inclusive, após cada consulta dedicada ao tratamento. Outras situações, por sua vez, ocorrem quando o dente com canal volta a doer depois de meses ou, ainda, quando há dor no dente que foi feito canal há anos, isto é, após muito tempo sem sequer lembrar desse dente com canal tratado.

Por isto, você deve estar se perguntando agora algo como: é normal ter dente com canal doendo? Quando faz canal o dente fica dolorido? Dente feito canal pode doer depois de anos? Quanto tempo o dente fica dolorido depois do canal tratado?

Para auxiliar você a saber o que fazer, vamos responder a estas e outras perguntas a respeito de dente com canal tratado doendo logo a seguir.

É normal dente com canal tratado doendo?

Primeiramente, vamos entender por que é esperado que não haja dor em dente com tratamento de canal: como explicamos num outro artigo (que você pode conferir aqui), o tratamento de canal, também chamado de tratamento endodôntico, trata a parte interna do dente e remove a sua polpa dentária, conhecida popularmente como o "nervo do dente". Com ausência da polpa dentária ou do "nervo do dente", o dente com canal tratado não dói mais com estímulos do tipo frio/quente ou com alimentos azedos/doces, por exemplo.

Por que, depois do canal tratado, pode acontecer de ficar com dente dolorido ao toque ou dolorido ao morder?

Sem a sensibilidade vinda diretamente do nervo do dente, que já não existe mais após o tratamento de canal, ainda é possível sentir, em volta desse dente, isto é, nos tecidos de suporte como osso e gengiva, uma pressão e até dores por excesso de força mastigatória. Daí vem a dor que ocorre na região do dente com canal tratado quando esse dente é tocado ou participa da mastigação: essa dor (bem como a sensação de pressão) vem de fora do dente, e ela ocorre apenas em algumas situações, como explicaremos a seguir.

Dor durante o tratamento de canal

Dependendo da situação, o tratamento de canal pode ser realizado em uma ou mais consultas.

Durante as consultas para tratamento de canal com o dentista, todos os procedimentos são realizados com anestesia local, isto é, sem dores.

É comum que, após cada consulta dedicada ao tratamento de canal, haja uma inflamação na região em torno do dente (nos tecidos de suporte que mencionamos), inflamação esta que pode durar alguns dias e ser acompanhada de dor.

Para prevenir/controlar os sintomas dolorosos após as consultas para tratamento de canal, o próprio dentista prescreve medicamentos ao paciente. Ao seguir todas as orientações do dentista e tomar as medicações conforme receitado, os dias seguintes a cada consulta de tratamento de canal costumam ser tranquilos e não há necessidade de repouso ou afastamento das atividades normais.

Em caso de haver reações mais severas, como inchaço, febre ou de a dor não passar com o uso dos medicamentos prescritos, o dentista deve ser contatado o mais rapidamente possível para examinar e avaliar a melhor conduta a ser tomada.

Dente com canal tratado doendo depois de anos ou meses da conclusão do tratamento de canal

No item anterior, ficou esclarecido que o esperado é que o tempo que o dente fica dolorido depois do tratamento de canal seja de alguns dias no máximo, que é o tempo previsto como parte do processo inflamatório que ocorre nos tecidos de suporte em torno do dente após o canal ter sido tratado. Neste período imediatamente após as consultas do tratamento, o dente pode ficar dolorido ao toque ou doer quando se morde algum alimento, como sinais de que a região está inflamada.

Após passado o período de alguns dias desde o encerramento do tratamento de canal, quando é previsto que haja dor devido à reação inflamatória, a dor persistente (que é a dor que dura mais que o esperado) pode ter causas variadas.

Quando um dente com canal tratado dói depois de meses ou depois de anos desde que o tratamento de canal foi finalizado, é sempre necessário que o dentista examine o local para descobrir a causa o mais rapidamente possível e decidir qual a conduta mais adequada a ser seguida.

Vejamos algumas das principais causas para a existência de dor de dente com o canal tratado:

• Restaurações/próteses "altas" no dente com canal tratado: seja porque foram confeccionadas mais altas ou porque a mordida do paciente se alterou ao longo do tempo, é possível haver dor nestes casos devido a uma pressão excessiva nos tecidos de suporte durante a mordida - essa é uma das causas mais comuns para o dente com canal tratado doer quando morde;

• Presença de canais secundários ou acessórios: em alguns casos, o dente pode apresentar outros canais além dos principais e, caso eles não sejam limpos e obturados como os principais, o dente continua com infecção interna, isto é, bactérias permanecem dentro deles, e os sintomas dolorosos podem persistir ou retornar com o tempo. Há, por exemplo, casos de canais secundários ou acessórios microscópicos, que não podem ser visualizados por exames normais e acessados por meios convencionais e, por isto, necessitam de métodos mais avançados para solução do problema;

• Variações anatômicas das raízes: Algumas vezes, os dentes podem apresentar uma variação no formato de suas raízes, o que pode impedir uma limpeza suficiente dos canais e, por isto, bactérias podem permanecer nessas regiões, o que exige avaliação das alternativas a serem utilizadas para solução do problema;

• Bactérias resistentes: existem bactérias que são muito resistentes e podem sobreviver aos produtos utilizados para limpar o interior dos canais, o que significa que a infecção persiste após o tratamento de canal e gera necessidade de adotar técnicas diferentes para tratar a infecção resistente;

• Cárie no dente com canal tratado: a lesão de cárie nos dentes é ocasionada por bactérias. Quando o dente com canal tratado tem uma lesão de cárie, a dor pode ocorrer devido a uma nova infecção do interior do canal, o que ocorre quando a situação já está em grau avançado de infecção (diferente dos dentes que não passaram por tratamento de canal, em que a dor ocasionada pela lesão de cárie é ocasionada por estímulo à polpa dentária ou nervo do dente, que ainda está presente).

Como reduzir as chances de ter dente com canal tratado doendo

Após finalizado o tratamento de canal, é especialmente importante:

Faça isso quando você tem um dente com canal tratado doendo:

Preste muita atenção sobre o que fazer:

Em quaisquer situações de dor em dente com canal tratado que dure mais tempo do que o período previsto de inflamação inicial (que é de alguns alguns dias conforme falado acima), busque atendimento com profissional dentista endodontista especializado para avaliar qual a causa e decidir a melhor conduta.

Isto significa que, se a dor em seu dente que passou por tratamento de canal dura mais do que alguns dias após o final do tratamento, é importante avaliar a causa o mais rapidamente possível.

ENTENDA: quando a dor no dente com canal tratado dura mais tempo do que o previsto como natural após o fim do tratamento, se você demorar para buscar atendimento de um dentista especializado em endodontia, isto pode significar riscos de mais danos ao dente (e até sua perda) ou de agravamento de uma infecção que pode trazer prejuízos ao estado de saúde geral do corpo. Portanto, não espere mais para se cuidar.

Para ser atendido pela nossa equipe, clique abaixo:

Quem somos nós

Somos a YOKOTA & XAVIER Odontologia. Estamos aqui para esclarecer suas principais dúvidas, orientar você e lhe atender com empatia, cuidado, acolhimento e sem julgamentos. Tudo é conduzido com calma, tranquilidade, com bastante conversa e muitas orientações para que você possa se cuidar e atingir os melhores resultados possíveis.

Inicialmente, você é cuidadosamente examinado para sabermos exatamente qual a sua necessidade, quais as suas preferências e receios. Para seu tratamento, contamos com dentistas especializados formados nas melhores e mais respeitadas instituições de ensino e pesquisa e com pós-graduações em diversos níveis, que usam técnicas que proporcionam a você maior agilidade e conforto durante após as sessões de tratamento.

Oferecemos a você atendimento com privacidade, segurança, sem outras pessoas na sala de espera além de você e de forma pontual (você é atendido no horário marcado, sem ordem de chegada, respeitamos muito o seu tempo).

Estamos localizados no coração da Zona Leste de São Paulo - SP, numa região de muito fácil acesso e com estacionamentos próximos, muito perto do Metrô Vila Matilde, o que favorece bastante a sua chegada de qualquer lugar de São Paulo ou do ABC (como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema. Nossa localização é bem perto do Tatuapé, Penha, Itaquera, Vila Formosa, Arthur Alvim, Vila Dalila, Carrão, Belém, Mooca.

Para reservar seu horário para consulta conosco, basta clicar no WhatsApp 11 94800-7313 ou telefonar 11 4175-2827.

Ficaremos honrados em poder contribuir com seu bem-estar.

- Saiba mais sobre tratamento de canal

- Sobre a YOKOTA & XAVIER Odontologia

- Nossos contatos

YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743 Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP