• Yokota Odontologia

Dor em dente com canal tratado: É possível?

Você já deve ter ouvido falar que dentes com canal tratado não doem, correto? Por outro lado, também já deve ter escutado alguém dizer que sentiu dor em um dente com tratamento de canal realizado. Mas, afinal de contas, é mesmo possível sentir dor em um dente que já tenha passado por um tratamento endodôntico?

O tratamento de canal é um procedimento seguro e com altos índices de sucesso quando realizado por um profissional especializado, porém não é infalível e, sendo assim, um dente já tratado endodonticamente pode sim apresentar dor. Existem várias causas para o surgimento das dores em dentes com canal tratado e podem ser diferentes de paciente para paciente. Veja algumas delas:

Fratura ou trinca no dente. Dentes com canal tratado, normalmente, já têm histórico de estrutura fragilizada (grandes destruições por cáries ou traumas) e são, por isso, mais suscetíveis a trincas e fraturas.

Presença de canais secundários ou acessórios. Em alguns casos, o dente pode apresentar outros canais, além dos principais e, caso o profissional não os visualize, pode ocorrer o fechamento do dente sem o devido tratamento.

Variações anatômicas das raízes. Algumas vezes, os dentes podem sofrer uma variação no formato de suas raízes, o que pode gerar uma grande dificuldade no momento da limpeza dos seus canais pelo profissional.

Transpasse de material no final do canal. Isso ocorre de forma acidental no momento do fechamento dos canais pelo dentista. Durante esse procedimento, o material utilizado pode ultrapassar o término do canal ocasionando um processo inflamatório na região em torno do dente.

Demora na realização da restauração definitiva. Muitas vezes, ao terminar o tratamento de canal e se livrar da dor de dente, o paciente acaba adiando por muito tempo a reabilitação definitiva do dente tratado, deixando-o somente com um curativo. Isso pode ocasionar uma recontaminação dos canais já que o curativo é provisório e o material utilizado é de baixa resistência.

Reincidência de cárie. Na maioria das vezes, o tratamento endodôntico é realizado devido à presença de cáries profundas que atingem a polpa do dente (região de vasos sanguíneos e nervos) e, nesses casos, o paciente, normalmente, sente dor. Quando o dente já possui tratamento de canal realizado, uma reincidência de cárie não é percebida pelo paciente devido à ausência da polpa. Sendo assim, uma nova contaminação do dente pode acontecer, gerando dor somente quando o quadro já encontra-se em estágio avançado de infecção.

Presença de bactérias resistentes. Em algumas situações, as bactérias presentes nos canais podem apresentar grande resistência às medicações utilizadas pelo profissional durante o processo de desinfecção dos canais. Nesses casos pode ser necessária a realização de outros procedimentos associados para resolver o problema.

Como vimos, há vários fatores que podem levar um dente com canal tratado a doer novamente. Por esse motivo, todo paciente que já passou por um tratamento de canal deve ter mais cuidado. Uma boa higiene bucal com o uso de fio dental e escova e visitas periódicas ao seu dentista são ações que diminuem os riscos de recorrência de dor.

Se você gostou dessas informações e as considera úteis, clique nos seguintes links destacados para compartilhá-las com quem você se importa pelo WhatsApp ou pelo Facebook.

Grande abraço de nossa equipe!