top of page
YOKOTA & XAVIER Odontologia

Prótese Dentária: Falta de manutenção da prótese Dentária ou de Limpeza dela causa danos à saúde


As próteses dentárias são utilizadas na Odontologia de forma segura e eficaz para melhorar a estética, a mastigação e a fala. Após a instalação da prótese dentária, caso não haja um acompanhamento e manutenção periódica pelo dentista e os cuidados recomendados pelo profissional não sejam seguidos pelo paciente, tanto a prótese dentária, como também a cavidade bucal e a saúde geral do paciente podem sofrer sérios danos.

Uma das principais preocupações do paciente ao perder um dente é a #estética, principalmente quando o dente ausente é um dente da frente, já que isso pode lhe causar constrangimentos ao sorrir. Tanto é assim que, na maioria das vezes, ao perder um dente do fundo, o paciente tende a não ter a mesma urgência na reposição do elemento perdido, o que é um grande erro.

As próteses dentárias contribuem não só para resolver problemas estéticos. Ao realizar a reabilitação da boca de um paciente através da confecção de prótese, o dentista promove para o paciente ganhos também na capacidade de mastigar, falar e um aumento da segurança para se relacionar com outras pessoas nos ambientes pessoal e profissional.

Para os pacientes reabilitados, os retornos periódicos ao dentista para consultas preventivas são essenciais para que as próteses continuem exercendo suas funções de forma apropriada. Nessas consultas, são verificadas se há fraturas, desadaptações, manchamentos, desgastes e necessidades de correções ou ajustes, visto que os dentes/músculos/ossos/língua estão sempre mudando de posição e volume e os materiais utilizados nas próteses dentárias sofrem desgastes ao longo do tempo, de forma que há diminuição significativa do desempenho da prótese se não forem feitas as manutenções periódicas.

Como a falta de manutenção periódica da prótese dentária pode causar danos à saúde

É relativamente comum um paciente achar que, após a instalação de uma prótese dentária, não há a necessidade de acompanhamento ou manutenção. Essa ideia equivocada faz com que o paciente vá perdendo, pouco a pouco, os benefícios que a prótese pode lhe proporcionar, como dito anteriormente.

Assim como os dentes naturais, os dentes artificiais também precisam de cuidados e atenção do paciente pois, mesmo com todo o cuidado na confecção e, por mais bem feita que a prótese dentária seja, ela jamais terá a mesma resistência e estabilidade de um dente original. Infelizmente, com toda a tecnologia e modernidade de que a Odontologia dispõe hoje em dia, ainda assim, as próteses dentárias sofrem, inevitavelmente, desgastes e manchamentos ao longo do tempo de uso e podem ocorrer desadaptações delas, já que são estruturas rígidas instaladas em um corpo que sofre mudanças constantes, principalmente com o processo de envelhecimento do paciente. Além disso, assim como os dentes naturais, as próteses também podem acumular tártaro quando não são bem higienizadas, ainda mais quando vão surgindo riscos na superfície ao longo do uso, que favorecem uma maior retenção de sujeira nas mesmas.

O mau posicionamento ou a má adaptação da prótese dentária pode ocasionar diversos problemas como feridas nos lábios, bochechas, língua e gengiva. Também pode provocar estímulo mastigatório concentrado mais em um lado que no outro, gerando distúrbios musculares com dores na face e na cabeça; bem como sobrecarga em um dente natural que a suporte, o que pode provocar fratura ou amolecimento desse dente com o tempo; também pode levar a fraturas da própria prótese devido à concentração anormal da pressão mastigatória. No caso de próteses fixas dentárias, também podem ocorrer infiltrações e solturas das mesmas ao longo do tempo de uso, entre outros danos.


Quando a prótese dentária vai sofrendo danos ou desadaptações ao longo do tempo, ainda que o paciente continue utilizando a prótese em mau estado, ele não consegue desfrutar de um bom desempenho da prótese nas funções mastigatória, da fala e na aparência dos dentes. É justamente a manutenção periódica da prótese que prolonga o seu bom desempenho e permite o seu uso confortável por mais tempo.

Um detalhe importante é saber que as próteses dentárias possuem, sim, uma vida útil limitada, como qualquer material restaurador. A média geral de durabilidade é de cerca de 5 anos, mas pode variar para mais ou para menos de acordo com vários fatores como, por exemplo, hábitos alimentares (comer alimentos muito duros), existência ou não de bruxismo (hábito de ranger ou apertar os dentes), cuidados de #higiene e obedecimento às orientações profissionais para cuidar da prótese dentária no dia a dia.


Enquanto as medidas de manutenção periódica feitas pelo dentista são capazes de prolongar a vida útil da prótese prevista para cada usuário específico, é fundamental, também, identificar quando as próteses precisam ser substituídas por novas, para que não haja comprometimento das funções importantes da boca e aparência e, assim, não haja impactos negativos sobre a qualidade de vida.

Para evitar o surgimento dos problemas bucais provocados pela desadaptação ou posicionamento incorreto das próteses dentárias, bem como fraturas, solturas, infiltrações e desgastes do material, as consultas de manutenção periódica com seu dentista são um dos principais cuidados. Dessa maneira, o dentista poderá realizar os ajustes necessários para prolongar a vida útil, orientar sobre como você poderá cuidar dela na rotina diária e indicará o momento em que será necessária a realização da troca da sua prótese, quando os ajustes não forem mais suficientes, ainda antes que ela comece a causar danos à sua saúde. A regularidade na frequência da #consulta_preventiva é o que permite que, em caso de qualquer anormalidade, o profissional tenha condições de tomar as providências necessárias de maneira precoce.

Ficar atento aos sinais da boca (dificuldade de mastigar, dificuldades na fala, surgimento de lesões) e observar sua prótese dentária frequentemente (verificar a presença de trincas, desgastes acentuados, manchamentos) também pode auxiliar na prevenção dos problemas. Constatando algo errado, não deixe de procurar um bom dentista para tomar providências imediatamente!


Clique no link abaixo para ser atendido pelo nosso time de especialistas:




Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page