Como evitar ter que fazer tratamento de canal no dente?

Saber que o tratamento de canal é indicado quando há danos irreparáveis à polpa dentária, que fica na porção mais interna do dente, é a base para as quatro dicas de como evitar ter que fazer tratamento de canal no dente, que veremos a seguir.

2 - Caso tenha alguma lesão de cárie, faça a restauração rapidamente

Sabe aquela cárie que você está adiando para tratar? Pois entenda que, inicialmente, lesões de cárie podem ser apenas restauradas, mas, em estágios mais avançados, podem evoluir a tal ponto que afetam a polpa dental (ou “nervo do dente”) de forma irreversível pela ação das bactérias. Quando isso ocorre, o tratamento de canal é necessário para remover a polpa inflamada ou necrosada e limpar a região interna do dente antes de restaurá-lo.

Por isso, assim que você tomar ciência sobre o surgimento de uma lesão de cárie, realize imediatamente com o dentista a remoção da lesão e a restauração do dente atingido. Desta forma, o problema não evoluirá, o risco de um tratamento de canal será minimizado e o tratamento restaurador será bem mais simples.

3 - Evite traumas nos dentes

O trauma no dente é um dos motivos que podem levar à necessidade de um tratamento de canal, pois também pode comprometer a polpa dentária de forma irreversível.

Portanto, tome cuidado para evitar traumas na boca, principalmente durante as práticas esportivas: para esportes com contato físico intenso e maior risco de quedas, recomenda-se o uso de protetores bucais.

Isto significa que uma frequência regular de idas ao dentista pode evitar não somente as necessidades de tratamento de canal, mas, também, de outros procedimentos mais complexos como cirurgias, confecção de próteses e instalação de implantes dentários.

Quando o tratamento de canal já é inevitável, a melhor opção é conversar com um dentista de confiança para tirar todas as dúvidas e acabar de vez com todos os receios. Como dito anteriormente, esse procedimento é seguro, com grandes margens de sucesso e, ao contrário do que se pensa, não gera grandes desconfortos. O tratamento endodôntico é considerado, inclusive, uma excelente alternativa para conservar o dente natural na boca, permitindo que ele seja restaurado e evitando que ele seja perdido.