top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

Como manter uma boa saúde bucal gastando menos?


Será que é mesmo necessário gastar muito tempo e dinheiro para ter uma boca saudável?


A resposta é NÃO! Existem maneiras relativamente simples para se ter uma boa saúde bucal gastando menos tempo e dinheiro do que se imagina, e a grande dica para isso é investir na #prevenção.


O adiamento de consultas ao dentista é algo comum. Seja por ausência de dor ou incômodos, seja por falta de tempo ou ainda por receio ou #medo_de_dentista, esse comportamento é um dos principais motivos que fazem com que sua saúde bucal seja colocada em risco.


Sabemos que a ausência de dores ou incômodos não necessariamente indica ausência de problemas, pois as doenças bucais mais comuns como cárie, gengivite e periodontite começam com estágios "silenciosos". A demora na identificação de possíveis problemas bucais em estágios iniciais pode causar o agravamento deles e, como consequência, o tratamento necessário para correr atrás do prejuízo acaba ficando maior, com um número maior de procedimentos, muitas vezes mais complexos, demorados e com maior custo.


Sendo assim, ao investir em #prevenção, você evitará o surgimento de problemas, manterá o resultado de tratamentos anteriores por mais tempo e, consequentemente, terá uma boa saúde bucal com menor custo financeiro e com procedimentos odontológicos mais rápidos.


A #prevenção na odontologia envolve, dentre outras coisas, uma boa #higiene bucal, com técnicas corretas de escovação e uso de fio dental, alimentação equilibrada com baixa ingestão de açúcares e consultas preventivas periódicas com o dentista. Esta última é fundamental para acompanhar sua evolução na higienização, avaliar as condições de todas as suas estruturas bucais, realizar limpezas periódicas, #manutenção_dos_resultados dos procedimentos já executados em tratamentos anteriores e identificação de novos problemas ainda em seus estágios iniciais, quando os tratamentos requeridos são mais simples, rápidos e menos custosos.


Não deixe de visitar o dentista regularmente! Com certeza, aliando uma boa higiene diária com visitas regulares ao dentista, você terá menos chances de ter necessidade de tratamentos maiores, mais complexos e de maior custo, e poderá usufruir de uma boca saudável que lhe permitirá sorrir sem receios e se alimentar com prazer!



Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

bottom of page