top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

O que fazer se minhas gengivas sangram?


Muitos pacientes nos procuram tendo como principal queixa o #sangramento_gengival. É comum terem dúvidas sobre as causas do sangramento e o que devem fazer para resolver esse problema.


Se você está lendo esse texto, provavelmente, deve ter essa mesma dúvida e, assim como fizemos com os nossos pacientes, vamos ajudar você a clarear as ideias sobre o assunto. Vamos lá?


Primeiramente, precisamos entender o motivo do sangramento da #gengiva. Existe uma camada de bactérias que se forma a todo tempo na superfície dos nossos dentes, chamada de placa bacteriana. Caso a placa permaneça ainda mais tempo na boca, ela pode se calcificar pela presença de minerais da saliva, transformando-se em uma camada rígida e dura, também conhecida como tártaro ou cálculo dental.


A presença da placa bacteriana por longos períodos e a do #tártaro são capazes de provocar uma reação inflamatória na gengiva próxima, manifestada por sinais como inchaço, vermelhidão, superfície lisa e sangramento gengivais. Sendo assim, quando ela começa a sangrar, é sinal de que sua higienização não está sendo realizada de forma eficiente.