• YOKOTA & XAVIER Odontologia

O que fazer se minhas gengivas sangram?


Muitos pacientes nos procuram tendo como principal queixa o #sangramento_gengival. É comum terem dúvidas sobre as causas do sangramento e o que devem fazer para resolver esse problema.


Se você está lendo esse texto, provavelmente, deve ter essa mesma dúvida e, assim como fizemos com os nossos pacientes, vamos ajudar você a clarear as ideias sobre o assunto. Vamos lá?


Primeiramente, precisamos entender o motivo do sangramento da #gengiva. Existe uma camada de bactérias que se forma a todo tempo na superfície dos nossos dentes, chamada de placa bacteriana. Caso a placa permaneça ainda mais tempo na boca, ela pode se calcificar pela presença de minerais da saliva, transformando-se em uma camada rígida e dura, também conhecida como tártaro ou cálculo dental.


A presença da placa bacteriana por longos períodos e a do #tártaro são capazes de provocar uma reação inflamatória na gengiva próxima, manifestada por sinais como inchaço, vermelhidão, superfície lisa e sangramento gengivais. Sendo assim, quando ela começa a sangrar, é sinal de que sua higienização não está sendo realizada de forma eficiente.


Para que não haja #sangramento_gengival, é fundamental que você mantenha uma boa #higiene bucal com escovação e uso do fio dental com técnica correta na rotina diária e por meio da limpeza profissional periódica realizada pelo dentista. Especialmente se o #tártaro já ganhou espaço na sua boca, somente o dentista poderá auxiliá-lo com a remoção por meio de instrumentos próprios para isto. Se você perceber que apresenta dentes com mobilidade juntamente com inflamação da gengiva, é imprescindível que o profissional ajude-o a controlar a doença gengival nesse estágio mais avançado. Lembre-se que, quanto mais cedo os procedimentos forem realizados, menores serão as chances de agravamento dos problemas.


- Saiba mais sobre higiene bucal

- Quem somos nós

- Nossos contatos


Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.


YOKOTA & XAVIER Odontologia CROSP: 23.437 - Resp téc: Dr Douglas Yokota, CROSP 91.743 Dentistas - Clínica Odontológica - São Paulo - SP



Posts Relacionados

Ver tudo

Como remover tártaro dos dentes?

Por ser uma placa bacteriana mineralizada e, portanto, endurecida, a remoção do tártaro ou cálculo dental pode ser feita apenas pelo dentist