top of page
  • YOKOTA & XAVIER Odontologia

O que fazer se minhas gengivas sangram?


Muitos pacientes nos procuram tendo como principal queixa o #sangramento_gengival. É comum terem dúvidas sobre as causas do sangramento e o que devem fazer para resolver esse problema.


Se você está lendo esse texto, provavelmente, deve ter essa mesma dúvida e, assim como fizemos com os nossos pacientes, vamos ajudar você a clarear as ideias sobre o assunto. Vamos lá?


Primeiramente, precisamos entender o motivo do sangramento da #gengiva. Existe uma camada de bactérias que se forma a todo tempo na superfície dos nossos dentes, chamada de placa bacteriana. Caso a placa permaneça ainda mais tempo na boca, ela pode se calcificar pela presença de minerais da saliva, transformando-se em uma camada rígida e dura, também conhecida como tártaro ou cálculo dental.


A presença da placa bacteriana por longos períodos e a do #tártaro são capazes de provocar uma reação inflamatória na gengiva próxima, manifestada por sinais como inchaço, vermelhidão, superfície lisa e sangramento gengivais. Sendo assim, quando ela começa a sangrar, é sinal de que sua higienização não está sendo realizada de forma eficiente.


Para que não haja #sangramento_gengival, é fundamental que você mantenha uma boa #higiene bucal com escovação e uso do fio dental com técnica correta na rotina diária e por meio da limpeza profissional periódica realizada pelo dentista. Especialmente se o #tártaro já ganhou espaço na sua boca, somente o dentista poderá auxiliá-lo com a remoção por meio de instrumentos próprios para isto. Se você perceber que apresenta dentes com mobilidade juntamente com inflamação da gengiva, é imprescindível que o profissional ajude-o a controlar a doença gengival nesse estágio mais avançado. Lembre-se que, quanto mais cedo os procedimentos forem realizados, menores serão as chances de agravamento dos problemas.



Este artigo tem objetivo de divulgar informações sobre tópicos gerais de odontologia e saúde oral. Seu conteúdo não substitui a orientação, o diagnóstico nem o tratamento com profissional especializado. Quaisquer dúvidas que você tenha sobre tratamentos, sinais ou sintomas de doenças devem ser sempre esclarecidas com seu dentista, médico ou outro profissional especializado.




Posts Relacionados

Ver tudo

Como escovar os dentes

Um incontável número de pessoas bastante cuidadosas escovam os dentes muitas vezes por dia e, mesmo assim, cada vez mais, têm novos problemas como dor de dente, dente mole, mau hálito e acúmulo de tár

bottom of page